Peças da Broadway voltam-se às plateias afro-americanas

Por PATRICK HEALY

Com o público geral da Broadway em declínio, os produtores estão apostando especialmente em frequentadores afro-americanos para aumentar suas receitas.
O uso de grupos de opinião é uma das estratégias usadas pelo musical “Memphis”, um romance turbulento entre uma cantora negra de R&B e um DJ branco, e pela nova peça “Race”, outro espetáculo concentrado em personagens negros, que raramente ocupam o primeiro plano nas principais peças e musicais.
Enquanto os produtores de “Memphis” estimam que 25% a 30% de seu público seja formado por negros, a produção de uma remontagem de “Fences” e de “Race” diz que sua iniciativa resultou em uma plateia composta por 40% de negros. “Fences”, estrelada por Denzel Washington, também atraiu um grande número de afro-americanos (a temporada terminou em 11 de julho).
A programação da Broadway para esta temporada inclui dois novos musicais sobre homens negros, “Unchain My Heart: The Ray Charles Musical” e “The Scottsboro Boys”, e possivelmente a nova peça “The Mountaintop”, sobre o reverendo Martin Luther King Jr., dependendo de se a produção conseguir astros como Samuel L. Jackson e Halle Berry.
Na verdade, os produtores de “Memphis” dão crédito à publicidade boca a boca entre a população negra por manter o show em cartaz por tempo suficiente para ganhar o Prêmio Tony de melhor novo musical, em junho. Com uma partitura e história desconhecidas, “Memphis” não tem astros. Mas seus produtores acreditavam que o show ficaria conhecido como um entretenimento memorável se fosse divulgado entre religiosos, diretores de coro e mulheres da comunidade afro-americana.
“Qualquer um que disser que ‘Memphis’ não é original como peça de teatro musical não está percebendo o impacto que o show tem sobre um amplo leque de pessoas que sentem que a Broadway de modo geral não é para elas”, disse Sue Frost, uma das principais produtoras do espetáculo, comentando com orgulho que Michelle Obama levou suas filhas a uma apresentação.
Uma empresa de venda de ingressos para grupos que se dedica às minorias, a Full House Theater Tickets Inc., relatou que “Memphis”, “Race” e “Fela!” (sobre o músico afrobeat Fela Kuti) atraíram um número extremamente grande de afro-americanos. “Parte do interesse desses shows é que eles dão às plateias negras algo de que falar”, disse Sandie M. Smith, presidente da Full House.
O sabor R&B de “Memphis” e o tratamento sério da vida afro-americana segregada na década de 1950 foram pontos que atraíram Willie Anderson, turista de Atlanta, o qual levou um grupo de 11 parentes e amigos para uma apresentação. Cada um pagou US$ 94 por ingresso.
“Queríamos ver algo com sabor africano e ouvimos falar que ‘Memphis’ era um show que valia a pena assistir”, disse Anderson. “Não tenho nada contra ‘Mary Poppins’, mas não o considero um espetáculo para nós, como ‘Memphis’.”

Fonte: Folha

+ sobre o tema

Naomi Campbell completa 43 anos com uma carreira marcada por sucesso e polêmicas

Naomi Campbell completa 43 anos com uma carreira marcada...

Oprah Winfrey comemora a primeira formatura de sua faculdade na África do Sul

Oprah Winfrey , 58 anos, contou a história de como...

“Morte à Ré…Pública” – Frente Negra Brasileira: Monarquismo Paulista no Século XX

Monarquismo paulista? – Introdução A partir de 1902, associações...

Hipertensão arterial é mais perigosa para crianças afro-americanas

Resultados de pesquisa reforçam a necessidade de um diagnóstico...

para lembrar

Milhares de indianos pobres marcham por justiça social

Milhares de indianos entre os mais pobres do...

Dilma diz que é preciso evitar “tentações coloniais” em intervenção no Mali

A presidente Dilma Rousseff demonstrou preocupação nesta quinta-feira (24)...

Frente dos Torcedores: “Não aceitamos soluções midiáticas”

Nota da Frente Nacional Dos Torcedores sobre os últimos...

Deborah Cox será a voz de Whitney Houston no filme biográfico da Lifetime.

Agora que o filme da Lifetime dirigido por Angela...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=