Olívia Santana – Deputada Estadual – Bahia

Numero: 6550

Olívia Santana é vereadora, reeleita nas eleições de outubro de 2008 para a Câmara de Vereadores de Salvador, pelo PCdoB. Ex-secretária de Educação e Cultura de Salvador, atual presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal. Militante do movimento negro, das mulheres, dos direitos humanos e defensora da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade nos ensinos fundamental, médio e universitário.

Nascida na Comunidade do Alto de Ondina, Olivia Santana é filha de empregada doméstica e pai marceneiro. Sua mãe teve oito filhos, mas só sobreviveram três: ela e mais dois. Olívia teve que aprender cedo a lidar com as dificuldades. Sua história política começou aos 14 anos, quando teve que trabalhar como servente em uma escolinha particular. Esse foi o pontapé para a escolha de sua carreira.

Se preparou para o ingresso na universidade  com os módulos velhos da filha da dona da escola em que trabalhava como faxineira. Prestou vestibular sem ter feito cursinho. Foi aprovada em Pedagogia na Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Assim, é Olívia, vereadora com seis anos de mandato; mulher batalhadora, percebeu cedo que sua trajetória seria de muitas lutas, batalhas, mas também de conquistas. Um exemplo foi a sua vitória na eleição de 2008, como uma das mais votadas da esquerda.

Em nome da unidade das forças políticas do campo de Lula e do governador Jaques Wagner, Olivia retirou sua pré-candidatura à Prefeitura de Salvador, em favor de Pinheiro.   Na Câmara, ela representa uma caixa de ressonância das bandeiras de luta dos negros, das mulheres e dos setores da Educação, da Cultura e movimentos populares.

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

Sidney Chalhoub estuda história da escravidão no Brasil

Professor fala sobre história, domínio e democracia, sob o...

Meu filho, você não merece nada – Por: ELIANE BRUM

A crença de que a felicidade é um direito...

Pré-campanha de Dilma termina com resultado mais positivo que a de Serra

Para os candidatos à sucessão de Lula, o início...

Ilê Aiyê está de luto pela morte de mãe Hilda Jitolu

Fonte: Írohín - Jornal Online- Faleceu neste sábado, 19,...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=