“O Lula é o melhor amigo de Portugal e o melhor embaixador de Portugal no mundo”, afirma o antigo presidente português.

O antigo presidente português Mário Soares teceu rasgados elogios a Lula da Silva, classificando-o como “um grande presidente” e afirmando, em entrevista ao “Diário de Notícias” que “para Portugal foi um presidente extraordinário”.

“Embora tivesse expectativas elevadas, porque o conheço há muitos anos, ele excedeu-as de longe. E é um homem de uma simpatia fulgurante”, diz ainda Mário Soares.

O antigo chefe de Estado português refere na entrevista que “o Lula é o melhor amigo de Portugal e o melhor embaixador de Portugal no mundo, porque só sabe falar português”.

“Por exemplo, o Fernando Henrique Cardoso, que é pessoa eminente, de quem sou muito amigo – fizemos um livro em conjunto -, falava francês, inglês, alemão, italiano, em toda a parte por onde andava falava a língua, nunca falava português! Eu várias vezes lhe disse: “Homem, fala português de vez em quando!” Felizmente, o Lula só sabe falar português, e isso é importantíssimo para nós”, comentou Mário Soares.

Quanto ao impacto para as relações luso-brasileiras de uma eventual vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais brasileiras, Mário Soares considera que “não vai ter impacto nenhum, porque quem está por trás da Dilma é o Lula”.

Mário Soares também elogia José Serra, mas aponta a falta de carisma como uma desvantagem para as presidenciais. “Conheço muito bem o José Serra, é um homem de uma inteligência enorme, de uma preparação extraordinária, excepcional mesmo. E é um homem que é um grande político, mas não é um homem que tenha carisma popular como tem o Lula, ou como têm outros”, afirma o antigo presidente português.

Fonte: Portugal Digital

+ sobre o tema

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

para lembrar

Dilma vai ao povo, Temer debate 80 horas semanais

Enquanto a presidente eleita Dilma Rousseff mantém sua agenda...

A direita está mais mobilizada que a esquerda nas redes

Estudo mostra que páginas de movimentos conservadores e contrários...

Rindo do quê?

A morte se anuncia quando paramos de rir. Meu...

Presidente do Olodum João Jorge, filiado ao PSB, justifica seu apoio a Dilma

A assinatura do presidente do Olodum,  João Jorge Rodrigues, ...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...
-+=