Emprego na indústria sobe pelo oitavo mês consecutivo

Segundo IBGE, variação em agosto foi de 0,1% em comparação com julho; no ano, aumento foi de 5,2%

O emprego na indústria subiu 0,1% na passagem de julho para agosto, com ajuste sazonal, marcando o oitavo mês seguido de avanço. Na comparação com agosto de 2009, o indicador apresentou elevação de 5,2%.

No acumulado do ano, houve ampliação de 3,2%. Em 12 meses, o emprego industrial aumentou 0,5%, primeira leitura positiva desde março do ano passado. Considerando o confronto com agosto do ano passado, o contingente de trabalhadores cresceu nas 14 áreas analisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sobressaíram São Paulo (3,8%), região Nordeste (6,7%), Rio Grande do Sul (8,1%), região Norte e Centro-Oeste (7,9%) e Minas Gerais (4,4%).

Por setor, o pessoal ocupado assalariado expandiu-se em 13 dos 18 segmentos investigados, como máquinas e equipamentos (12,7%), meios de transporte (9,5%), produtos de metal (9%), máquinas, aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (9,8%), calçados e couro (8%) e metalurgia básica (12,9%). Vestuário, no entanto, registrou enxugamento de pessoal (-2,5%).

“No indicador acumulado nos oito primeiros meses do ano, o nível de contratações na indústria avançou 3,2% frente a igual período do ano anterior, atingindo todas as regiões e 13 dos 18 setores investigados. Entre os locais, São Paulo, com expansão de 2,7%, exerceu a principal influência sobre o total da indústria, vindo a seguir região Nordeste (5,1%), Rio Grande do Sul (4,3%) e região Norte e Centro-Oeste (4,4%)”, observou o IBGE.

O organismo mostrou ainda que o valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria diminuiu 2,9% em relação a julho, após dois meses seguidos de expansão, mas teve alta de 9% no confronto com agosto de 2009.

De janeiro a agosto deste calendário, o avanço correspondeu a 6,1%. O acumulado em 12 meses (2,5%) foi a leitura mais expressiva desde maio de 2009. Quanto ao número de horas pagas na indústria, o organismo apontou alta de 0,8% entre julho e agosto e de 6,4% no comparativo com agosto de 2009, a marca mais significativa desde o início da série histórica. No acumulado deste calendário, o indicador subiu 4,2%. Em 12 meses, o incremento foi de 1,2%.

Fonte: IG

+ sobre o tema

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

para lembrar

ONU condena onda de violência sexista contra Dilma

Mais um departamento da Organização das Nações Unidas se...

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Dilma reúne-se com Cristina Kirchner na Argentina

As presidentes da Argentina, Cristina Fernández Kirchner, e...

Brasil é o país com maior número de mortos pela nova gripe, diz Saúde

Fonte: G1 Taxa de mortalidade, no entanto, é menor do...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...
-+=