60% dos professores sem diploma estão na universidade

Dados do MEC mostram que docentes estão em busca de formação superior


Um cruzamento de dados realizado pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que os professores da educação básica que ainda lecionam sem diploma estão interessados em corrigir a situação. De acordo com um levantamento, seis em cada dez docentes sem terceiro grau estão matrículados em alguma instituição de ensino superior.

Ao todo, esses professores somam 381.214, que representam cerca de 60% dos 636.000 docentes sem formação existentes hoje na educação básica. Os números resultam do cruzamento de dados do censo dos professores da educação básica com o censo dos estudantes da educação superior de 2009. Para não haver dupla contagem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) fez o cruzamento usando o CPF dos educadores.

Segundo as estatísticas, dos 381.214 professores matriculados na educação superior, mais da metade cursa pedagogia (192.965), seguido de letras (44.754), matemática (19.361) e história (14.478). Fora das licenciaturas, o cruzamento dos censos revela que os cursos preferidos são direito, com 8.891 matrículas, administração (5.809) e serviço social (4.259), mas há também professores nas engenharias, na psicologia, entre outros.

Além disso, o levantamento mostra que os profissionais preferem cursos presencias a educação a distância – há 206.610 cursando graduação na primeira modalidade e 174.604, em EAD.

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, os dados surpreendem positivamente e mostram que os professores querem e estão em busca da graduação. O esforço para que todos os professores tenham formação superior, iniciado com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em 2007, segundo o ministro, repercutiu na categoria, nas universidades e nos gestores das redes. “Agora os resultados começam a se concretizar.”

 

Fonte:  Veja.abril

+ sobre o tema

Liberdade para Ensinar e Aprender: Pesquisa Nacional Analisa Violências Sofridas por Educadores/as no Brasil

O Observatório Nacional da Violência contra Educadoras/es (ONVE), sediado...

Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

No Brasil, das 163 milhões de pessoas com idade...

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de...

para lembrar

Grandes Reis e Rainhas da África

Reis e Rainhas da África As Rainhas Os Reis 

Convite: Reunião Ampliada do GT de Educação da Rede Nossa São Paulo

O GT de Educação da Rede Nossa São Paulo...

Voltando a cometer os mesmos erros

É impressionante como podemos ter uma memória tão frágil,...

Cursinho do Rio de Janeiro inscreve até hoje para 15 mil vagas gratuitas

Oportunidades valem para 50 polos espalhados em 37 municípios...
spot_imgspot_img

Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no Enem

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que todos os candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no pagamento da inscrição do Exame Nacional...

Liberdade para Ensinar e Aprender: Pesquisa Nacional Analisa Violências Sofridas por Educadores/as no Brasil

O Observatório Nacional da Violência contra Educadoras/es (ONVE), sediado na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e criado em parceria com a...

Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

No Brasil, das 163 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um...
-+=