ONU reconhece luta de Cuba contra o racismo

Organismos das Nações Unidas reconheceram hoje aqui os avanços na luta contra a discriminação racial em Cuba, graças a uma política estatal dirigida a beneficiar todos os setores da sociedade.

Em declarações à Prensa Latina, o representante auxiliar do Fundo de População das Nações Unidas, Rolando García, destacou que os avanços do país constituem um exemplo para o mundo e atualmente Cuba está à frente na América Latina no que se refere à igualdade de oportunidades a seus cidadãos.

Estes avanços correspondem-se com as políticas de participação cidadã e inclusivas, promovidas pela direção da nação empenhada agora em consolidar esse propósito, disse García, que participa do seminário “Cuba e os povos afrodescendentes na América”.

No caso de Cuba, podemos dizer que resolveu os principais problemas de discriminação e conseguiu incorporar em grande parte os afrodescendentes à sociedade, assinalou García na sede do Instituto Cubano de Investigação Cultural Juan Marinello desta capital.

Há 60 anos -recordou García- foi promulgada a Declaração de Direitos Humanos, um documento que chama a respeitar a liberdade e a dignidade dos homens.

Após esse tempo decorrido -lamentou o representante- persiste esse flagelo no mundo.

No próximo dia 31 outubro -anunciou García- o planeta Terra terá sete bilhões de habitantes e deles 150 milhões são afrodescendentes na América Latina.

Cerca de 30 por cento dessas pessoas são mulheres que engrossam os maiores índices de pobreza, de gravidez na adolescência e doenças de sexual transmissíveis, detalhou.

Juan José Ortiz, representante em Cuba do Fundo das Nações Unidas para a Infância, destacou que das milhares de crianças afrodescendentes na região afetados pela pobreza e todos seus efeitos secundários, nenhum é cubano, graças à vontade política do governo.

Sublinhou que Cuba e Noruega são os países com mais baixa taxa de mortalidade infantil no mundo, mas é impressionante, disse o funcionário, que a maior das Antilhas conseguiu estes resultados sem contar com o desenvolvimento e as riquezas desse país europeu.

A coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas aqui, Bárbara Pesce, disse que Cuba é um exemplo de luta em matéria de discriminação racial.

Este Ano Internacional dos Afrodescendentes -indicou Pesce- leva-nos a fazer uma parada no caminho, analisar e traçar uma estratégia para resolver este problema que afeta a América Latina e outras partes o mundo.

O papel das identidades culturais nos meios de difusão em massa de comunicação e seu impacto na criação do novo paradigma de igualdade racial centrará os debates nesta quinta-feira no penúltimo dia de trabalho da reunião acadêmica.

Fonte: Prensa Latina

+ sobre o tema

As dores do pós colonialismo

- Folha de S.Paulo 11 de Agosto de 2006...

Apesar do governo e da polícia, há vida e amor no Cabula

Na manhã do último sábado, 7 de março, moradores...

para lembrar

Funcionário é demitido após postar foto com garoto negro

Gerod Roth perdeu o emprego por conter comentários racistas...

Programa “Fala Brasil” ou “Fala Dinamarca”?

Raramente vejo TV aberta no Brasil. Além do Jornal...

Vítima de espancamento em West Chicago diz que raça foi um fator

Familiares de um homem severamente espancado numa festa em...

Cotas são remédio mais exitoso no combate às desigualdades, diz Sueli Carneiro

No momento que avalia ser o de maior recrudescimento...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=