PCdoB lança Netinho pré-candidato à Prefeitura de SP

O vereador e cantor Netinho de Paula foi escolhido pré-candidato do PCdoB à Prefeitura de São Paulo. Ele é o primeiro nome oficializado para disputar as eleições de 2012. A executiva municipal do partido decidiu a indicação por unanimidade em reunião na noite de segunda-feira. “Netinho tem cara do povo de São Paulo”, explica o presidente do partido na capital, Wander Geraldo.

Se concretizada a candidatura de Netinho, esta será a primeira vez que o PCdoB terá candidato próprio à Prefeitura de São Paulo. Nas eleições municipais de 2008, Aldo Rebelo chegou a ser lançado pré-candidato, mas o partido acabou optando por uma aliança com o PT. Rebelo concorreu como vice de Marta Suplicy – derrotada nas urnas pelo prefeito Gilberto Kassab.

A ideia de ficar como vice não agrada a Netinho, que obteve 7,7 milhões de votos nas eleições de 2010, quando concorreu ao Senado Federal. A votação avalizou o lançamento agora de sua pré-candidatura. “Se eu for vice não vou ficar tão feliz’, diz o vereador. “Mesmo assim, sou um soldado do PCdoB. Farei o melhor para o partido.”

Na próxima semana, Netinho reúne-se com presidente nacional do PMDB, Michel Temer. Após a morte de Orestes Quércia, Temer tenta remontar o PMDB no estado, mas esbarra na falta de nomes. Netinho tentará se mostrar um candidato atraente para uma aliança com os peemedebistas.

Segundo o vereador, a intenção é apresentar aos paulistanos propostas alinhadas ao governo federal. “O PT tem mostrado interesse em lançar candidatos próprios, mas tenho certeza que de alguma forma conseguiremos compor com eles”, disse Netinho.

No flanco petista, os nomes possíveis são dos ministros Fernando Haddad e Alexandre Padilha e da senadora Marta Suplicy. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro nesta terça-feira que o partido deve se preocupar desde já em costurar alianças nos estados.

O presidente municipal do PCdoB, Wander Geraldo, afirma estar aberto a coligações com todos os partidos de centro-esquerda do estado. “Nossa intenção, agora, no entanto, é ter Netinho como cabeça de chapa. Estamos em um processo de crescimento e precisamos de um candidato próprio”, diz o dirigente.

Fonte: Confraria Afro

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

Obama fará discurso no Portão de Brandemburgo de Berlim

  O presidente americano, Barack Obama, seguirá os passos de...

Largo do Machado: Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva Sábado à noite,Largo do...

O Morro do Bumba & os Filhos deste Solo Afinal, lugar de lixo é no lixo…

Deise Benedito* São as águas de março fechando o...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=