A partir de amanhã, jovens afrodescendentes se reúnem em Encontro Nacional

No marco do Ano Internacional dos Afrodescendentes, o Movimento Afro cultural, a AgrupaçãoAfro Xangô e Amigos da Ilha de Cabo Verde, junto com a Associação de JovensArgentinos Caboverdianos realizam amanhã (9), sexta-feira (10) e sábado (11),na cidade de Buenos Aires, Argentina o Encontro Nacional de Jovens Afrodescendentes.

Oevento, que pretende ser um espaço de encontro, debate e empoderamento dejovens, quer visibilizar o coletivo afro da Argentina e promover odesenvolvimento de políticas públicas para os afrodescendentes a nívelnacional.

Os jovens irão trabalhar na elaboração de propostas de políticas públicas decombate ao racismo e superação da desigualdade social dos/as afrodescendentes eafricanos; na implementação e monitoramento de ações afirmativas para osjovens; no combate ao sexismo, homo-lesbo-transfobia, xenofobia, intolerância religiosa; entre outras demandas. O momento marca ainda a inclusão da variávelétnico-racial no último censo populacional da Argentina, considerado como ummarco histórico.

Amanhã,o evento acontecerá na sede do Ministério da Educação da Nação, em Pizurno (935,salão Leopoldo Marechal) e contará com a presença do ministro da Educação,Alberto Sileoni; do interventor do Instituto Nacional contra a Discriminação aXenofobia e o Racismo (Inadi), Pedro Mouratian; dentre outras autoridades, quesentarão a mesa de debates junto com Carlos Alvarez Nazareno, da AgrupaçãoXango; Jaqueline Santos Amigos, das Ilhas de Cabo Verde/ Jovens ArgentinosCaboverdianos; e Yael Bonga, do Movimento Afrocultural. Neste dia seráapresentada área de trabalho e objetivos do encontro.

Pelamanhã, haverá uma mesa debate com a temática “Recuperando e reconstruindo nossaidentidade afrodescendentes”. À tarde, os participantes participarão do debateque terá como eixo “Principais aspectos diagnósticos da situação em que vivemos jovens afrodescendentes na Argentina em relação com o emprego, educação,saúde, gênero, cultura, comunicação, e políticas públicas”.

Nosábado, o encontro acontecerá no Movimento Afrocultural, Defensa 535, onde asdiscussões serão em torno do eixo “direitos sexuais e direitos reprodutivos dosjovens afrodescendentes” e “A cultura como ferramenta de luta”.

Nodomingo, o encontro ocorrerá na Casa Patria Grande PresidenteNéstor Kirchner.As discussões serão em torno das estratégias de ação e realização de um painel queabordará “Do regional para o nacional, os jovens afrodescendentes no MercadoComum do Sul (Mercosul)”. No final do encontro serão lidas as conclusões geraisdo e será feita a entrega de certificado aos participantes seguido de apresentaçõesculturais.

O Encontro Nacional dos Jovens Afrodescendentes será transmitido via rádio econtará com exposições permanentes de arte visual, fotografia e vídeo.

Paramais informações sobre o Encontro, acesse: www.movimientoafrocultural.blogspot.com e www.agrupacionxango.blogspot.com.

 

+ sobre o tema

Por que a Lei Áurea não representou a abolição definitiva?

O fim da escravidão legal no Brasil não foi...

Mano abre as portas a Ronaldinho: ‘ele não estará velho para 2014’

Ronaldinho Gaúcho foi preterido por Dunga e não...

para lembrar

Zumbi Volta À Cena Em São Paulo

Baseada no clássico “Arena conta Zumbi”, de Augusto...

Para Fifa, latinos e africanos consideram subornos parte da renda

Blogueiro do Estadão, Jamil Chade revela que advogados de...

‘SóTocaTop’ terá temporada de verão com Ludmilla e Mumuzinho como apresentadores

Programa será gravado na Marina da Glória, no Rio...

Há 6 anos, Beyoncé lançava o aclamado álbum “Lemonade”

Há exatos 06 anos atrás, Beyoncé parava o mundo com o...
spot_imgspot_img

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...
-+=