A partir de amanhã, jovens afrodescendentes se reúnem em Encontro Nacional

No marco do Ano Internacional dos Afrodescendentes, o Movimento Afro cultural, a AgrupaçãoAfro Xangô e Amigos da Ilha de Cabo Verde, junto com a Associação de JovensArgentinos Caboverdianos realizam amanhã (9), sexta-feira (10) e sábado (11),na cidade de Buenos Aires, Argentina o Encontro Nacional de Jovens Afrodescendentes.

Oevento, que pretende ser um espaço de encontro, debate e empoderamento dejovens, quer visibilizar o coletivo afro da Argentina e promover odesenvolvimento de políticas públicas para os afrodescendentes a nívelnacional.

Os jovens irão trabalhar na elaboração de propostas de políticas públicas decombate ao racismo e superação da desigualdade social dos/as afrodescendentes eafricanos; na implementação e monitoramento de ações afirmativas para osjovens; no combate ao sexismo, homo-lesbo-transfobia, xenofobia, intolerância religiosa; entre outras demandas. O momento marca ainda a inclusão da variávelétnico-racial no último censo populacional da Argentina, considerado como ummarco histórico.

Amanhã,o evento acontecerá na sede do Ministério da Educação da Nação, em Pizurno (935,salão Leopoldo Marechal) e contará com a presença do ministro da Educação,Alberto Sileoni; do interventor do Instituto Nacional contra a Discriminação aXenofobia e o Racismo (Inadi), Pedro Mouratian; dentre outras autoridades, quesentarão a mesa de debates junto com Carlos Alvarez Nazareno, da AgrupaçãoXango; Jaqueline Santos Amigos, das Ilhas de Cabo Verde/ Jovens ArgentinosCaboverdianos; e Yael Bonga, do Movimento Afrocultural. Neste dia seráapresentada área de trabalho e objetivos do encontro.

Pelamanhã, haverá uma mesa debate com a temática “Recuperando e reconstruindo nossaidentidade afrodescendentes”. À tarde, os participantes participarão do debateque terá como eixo “Principais aspectos diagnósticos da situação em que vivemos jovens afrodescendentes na Argentina em relação com o emprego, educação,saúde, gênero, cultura, comunicação, e políticas públicas”.

Nosábado, o encontro acontecerá no Movimento Afrocultural, Defensa 535, onde asdiscussões serão em torno do eixo “direitos sexuais e direitos reprodutivos dosjovens afrodescendentes” e “A cultura como ferramenta de luta”.

Nodomingo, o encontro ocorrerá na Casa Patria Grande PresidenteNéstor Kirchner.As discussões serão em torno das estratégias de ação e realização de um painel queabordará “Do regional para o nacional, os jovens afrodescendentes no MercadoComum do Sul (Mercosul)”. No final do encontro serão lidas as conclusões geraisdo e será feita a entrega de certificado aos participantes seguido de apresentaçõesculturais.

O Encontro Nacional dos Jovens Afrodescendentes será transmitido via rádio econtará com exposições permanentes de arte visual, fotografia e vídeo.

Paramais informações sobre o Encontro, acesse: www.movimientoafrocultural.blogspot.com e www.agrupacionxango.blogspot.com.

 

+ sobre o tema

O sofrimento dos migrantes africanos vítimas do racismo no Brasil

O brutal assassinato de um congolês no quiosque de...

2 DEDOS DE PROSA: Leci Brandão e o samba

A deputada estadual de São Paulo pelo PCdoB, a...

Djavan lança novo single dançante para seu 24° álbum; ouça “Cedo Ou Tarde”

"Vesúvio", novo álbum de inéditas, será lançado em Novembro Por  Pedro...

Tuaregues negros do Mali reclamam criminalização da escravatura

Por: Lusa Representantes dos tuaregues negros do Mali...

para lembrar

Aos 95 anos, o líder negro Abdias Nascimento tem trajetória contada em biografia

“Eu sempre fui um negro desaforado”, admite o intelectual,...

Entre la participación y la representación: debate en Costa Rica

  Las feministas costarricenses no consideran que Laura...

Após acidente, filho de Usher apresenta melhora mas segue internado

De acordo com informações divulfadas pelo site TMZ, Usher...
spot_imgspot_img

Inéditos de Joel Rufino dos Santos trazem de volta a sua grandeza criativa

Quando faleceu, em 2015, Joel Rufino dos Santos deixou pelo menos dois romances inéditos, prontos para publicação. Historiador arguto e professor de grandes méritos, com...

Carnaval 2025: nove das 12 escolas do Grupo Especial vão levar enredos afro para a Avenida

Em 2025, a Marquês de Sapucaí, com suas luzes e cores, será palco de um verdadeiro aquilombamento, termo que hoje define o movimento de...

Cientistas revelam mistério por trás dos antiquíssimos baobás, as árvores da vida

Cientistas afirmam ter resolvido o mistério em torno da origem dos antigos baobás. De acordo com análises de DNA, as árvores teriam surgido pela primeira...
-+=