A partir de amanhã, jovens afrodescendentes se reúnem em Encontro Nacional

No marco do Ano Internacional dos Afrodescendentes, o Movimento Afro cultural, a AgrupaçãoAfro Xangô e Amigos da Ilha de Cabo Verde, junto com a Associação de JovensArgentinos Caboverdianos realizam amanhã (9), sexta-feira (10) e sábado (11),na cidade de Buenos Aires, Argentina o Encontro Nacional de Jovens Afrodescendentes.

Oevento, que pretende ser um espaço de encontro, debate e empoderamento dejovens, quer visibilizar o coletivo afro da Argentina e promover odesenvolvimento de políticas públicas para os afrodescendentes a nívelnacional.

Os jovens irão trabalhar na elaboração de propostas de políticas públicas decombate ao racismo e superação da desigualdade social dos/as afrodescendentes eafricanos; na implementação e monitoramento de ações afirmativas para osjovens; no combate ao sexismo, homo-lesbo-transfobia, xenofobia, intolerância religiosa; entre outras demandas. O momento marca ainda a inclusão da variávelétnico-racial no último censo populacional da Argentina, considerado como ummarco histórico.

Amanhã,o evento acontecerá na sede do Ministério da Educação da Nação, em Pizurno (935,salão Leopoldo Marechal) e contará com a presença do ministro da Educação,Alberto Sileoni; do interventor do Instituto Nacional contra a Discriminação aXenofobia e o Racismo (Inadi), Pedro Mouratian; dentre outras autoridades, quesentarão a mesa de debates junto com Carlos Alvarez Nazareno, da AgrupaçãoXango; Jaqueline Santos Amigos, das Ilhas de Cabo Verde/ Jovens ArgentinosCaboverdianos; e Yael Bonga, do Movimento Afrocultural. Neste dia seráapresentada área de trabalho e objetivos do encontro.

Pelamanhã, haverá uma mesa debate com a temática “Recuperando e reconstruindo nossaidentidade afrodescendentes”. À tarde, os participantes participarão do debateque terá como eixo “Principais aspectos diagnósticos da situação em que vivemos jovens afrodescendentes na Argentina em relação com o emprego, educação,saúde, gênero, cultura, comunicação, e políticas públicas”.

Nosábado, o encontro acontecerá no Movimento Afrocultural, Defensa 535, onde asdiscussões serão em torno do eixo “direitos sexuais e direitos reprodutivos dosjovens afrodescendentes” e “A cultura como ferramenta de luta”.

Nodomingo, o encontro ocorrerá na Casa Patria Grande PresidenteNéstor Kirchner.As discussões serão em torno das estratégias de ação e realização de um painel queabordará “Do regional para o nacional, os jovens afrodescendentes no MercadoComum do Sul (Mercosul)”. No final do encontro serão lidas as conclusões geraisdo e será feita a entrega de certificado aos participantes seguido de apresentaçõesculturais.

O Encontro Nacional dos Jovens Afrodescendentes será transmitido via rádio econtará com exposições permanentes de arte visual, fotografia e vídeo.

Paramais informações sobre o Encontro, acesse: www.movimientoafrocultural.blogspot.com e www.agrupacionxango.blogspot.com.

 

+ sobre o tema

Quilombolas fazem marcha por melhores políticas sociais

A campanha "Em defesa dos direitos quilombolas" pede...

Zezé Motta

Maria José Motta de Oliveira, conhecida como Zezé Motta...

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para Amplifica Cine com aporte financeiro de R$42.500

A segunda edição do Amplifica Cine, uma iniciativa da...

BARBACENA: Cidade celebra o Dia da Consciência Negra

Fonte: Barbacena Online -     “Reafirmar para...

para lembrar

‘Feito na raça’, diz Lázaro Ramos sobre filme do Bando de Teatro Olodum

Ator e diretor baiano convidou todo mundo a assistir...

Pelé deve ganhar estátua do Clube dos 13 no Maracanã, diz colunista

Às vésperas de completar 70 anos de idade, Pelé...

Hoje na História, 1973, nascia Isabel Filardis

Isabel Cristina Teodoro Fillardis mais conhecida como Isabel Fillardis...

‘Escravo reprodutor’ teve mais de 200 filhos e viveu 130 anos, afirma família

'É uma história verdadeira, não é uma lenda', diz...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=