Petistas querem mulher negra ministra do STF

Um grupo de parlamentares do PT indicou à presidenta Dilma Rousseff (PT) o nome da desembargadora Neuza Maria Alves da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, para substituir Ellen Gracie no Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra se aposentou no dia 8 de agosto. Se a presidenta concordar, Neuza Maria será a primeira mulher negra no STF. A candidata está no TRF-1ª Região desde 2004, promovida pelo critério de merecimento. Ingressou na magistratura federal em 1988 no Estado de Rondônia. É especializada em Processo Civil, Processo Penal e Direitos Humanos. Neusa Maria é natural de Salvador.

A iniciativa foi do deputado Luiz Alberto (PT-BA)

dep luiz albertoO deputado Luiz Alberto (PT-BA), em discurso na tribuna da Câmara nesta terça-feira, 6, propôs a indicação da desembargadora Neuza Maria Alves da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, para assumir a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria da ministra Ellen Gracie.

Luiz Alberto ressaltou que a ministra Ellen Gracie, primeira mulher a ocupar uma cadeira do STF, foi indicada pelo ex-presidente Lula, que também nomeou o primeiro negro para o órgão, o ministro Joaquim Barbosa. Caso a desembargadora baiana seja nomeada para o Supremo, seria a primeira mulher negra a alcançar o posto.

“Agora estamos colocando à disposição, para apreciação da presidenta Dilma, mais uma mulher, baiana, também indicada pelo presidente Lula para assumir na Justiça Federal. Uma mulher negra, lutadora, que tem demonstrado capacidade profissional.

Portanto, está à disposição para apreciação da presidenta Dilma o nome da Desembargadora Neuza Maria Alves da Silva”, sugeriu Luiz Alberto.

Fonte: Acesse Piauí

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso

O PSDB saiu menor das urnas, em comparação...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (17), a segunda pesquisa de intenção...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=