Everton Lopes vence e conquista o ouro inédito no Mundial de Boxe

Ex-lavador de carros e peão de obra, brasileiro derrota ucraniano e faz história ao garantir o primeiro lugar no pódio na categoria meio-médio-ligeiro

Na melhor luta do dia no Mundial de Boxe, em Baku, no Azerbaijão, o brasileiro Everton Lopes bateu o ucraniano Denys Berinchyk e conquistou uma medalha inédita para o país no boxe olímpico. O baiano ficou com o ouro na categoria meio-médio-ligeiro, até 64kg, ao vencer por 26 a 23. Com 22 anos, o ex-lavador de carros e peão de obra declarou que se preparou muito bem para esta luta.

– Graças a Deus. Me sinto muito feliz. É um oponente muito forte, eu sabia que ele vinha para dentro e usei uma estratégia para manter a luta no corpo a corpo e vencer – afirmou após o confronto.

Lutando de azul e bom nos contra-golpes, o baiano começou controlando as ações do adversário e terminou o primeiro assalto com 8 a 3. A segunda parte foi mais agitada, nervosa, com dois lutadores partindo para uma trocação franca. O ucraniano venceu o assalto, mas o brasileiro continuou na frente com 16 a 12.

Na última etapa, Everton conseguiu encaixar uma boa sequência de golpes, mas recebeu uma punição dos juízes. Mesmo perdendo os dois assaltos finais, a grande diferença de pontuação na primeira parte foi fundamental para que o brasileiro ficasse com o ouro.

Procurado pelo GLOBOESPORTE.COM para comentar a conquista, o presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro José da Silva ficou surpreso com a informação da vitória de Everton. Ele explicou que não consegue acompanhar as lutas por conta do nervosismo e que, quando está no ginásio, prefere sair e saber do resultado depois.

Everton acerta um golpe no ucraniano durante a luta

final (Foto: Reuters)

– Ele ganhou? Você que está me informando isso. Não tenho calma o suficiente para assistir essas lutas, prefiro esperar que alguém me diga o resultado. A minha pressão fica muito alta – contou o presidente, que fez questão de elogiar Everton – É o melhor atleta do boxe olímpico e talvez até de todos os tempos. Com essa vitória, colocamos o Brasil no cenário mundial. Com muito respeito, por causa da qualidade do grupo todo. Ele merece estar em destaque em todos os jornais do mundo porque é campeão mundial – exaltou.

A única medalha brasileira em um Mundial de boxe havia sido conquistada por José Rodrigues em 1986. O lutador chegou à semfinal da competição disputada nos Estados Unidos, mas foi derrotado pelo cubano Juan Torres Odelin na categoria até 48 kg.

Lutador contra a vontade dos pais

Medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio-2007 e destaque nos Jogos Mundiais Militares, Everton por pouco não seguiu o caminho do futebol. Aos 11 anos, ele chegou a receber proposta do Santos, mas era muito novo para sair de casa. Mais velho, influenciado pelo lutador Washington Silva resolveu mudar de esporte, para desespero dos pais. Aos 19 anos, Everton foi campeão brasileiro, medalha de prata nos Jogos Sul-Americanos e oitavo lugar no Campeonato Mundial Juvenil (2006).

Fonte: Globo Esporte

+ sobre o tema

Lima Barreto é bom remédio para nossa enxaqueca republicana e democrática, diz Lilia Schwarcz

Se estivesse vivo, o escritor Lima Barreto (1881-1922) talvez...

‘Sou uma matriz. E isso não é ruim’, diz Djavan, que lança disco

'Rua dos amores' é primeiro CD de inéditas do...

Alemanha reconhece que cometeu genocídio na Namíbia

A Alemanha reconheceu pela primeira vez que cometeu um...

Dia do Saci: origem do nosso queridinho mistura lendas indígena e africana

Um dos personagens mais carismáticos e populares da cultura...

para lembrar

Brasileiros protestam em Paris contra prisão de manifestantes em São Paulo

  Além de manifestarem contra o governador Geraldo Alckminm, estudantes...

Cantora sul-africana Miriam Makeba é homenageada pelo Doodle do Google no dia que faria 81 anos

Famosa mundialmente como Mama África, Miriam Makeba, marcou...

Idris Elba acaba com rumores de que será o próximo James Bond

O ator inglês Idris Elba pôs fim nos rumores...

Linha da MAC que celebra Aaliyah é vitória para mulheres negras

A decisão da MAC de produzir uma coleção em...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=