Outras impressões, manifestações livres sobre qualquer assunto – Museu Afro Brasil

por Leno F Silva

Viva o Museu Afro Brasil que completa sete anos de existência. Apesar de reunir um belíssimo acervo com as mais diversas expressões artísticas brasileiras, destacando o valioso legado do povo negro na construção da história desse país, as suas exposições pouco interessam aos tradicionais veículos de comunicação.

Instalado num prédio projetado por Oscar Niemeyer e integrado a um dos mais importantes parques da cidade, o Ibirapuera, esse espaço das artes, idealizado por Emanoel Araujo que, desde o início, o posicionou como uma casa que reverencia a nossa gente, as nossas raízes e a nossa capacidade de produzir bens artísticos-culturais.

No exterior o Afro Brasil já é uma referência pelo que fez nesse setenio de vida. Além de dar vazão às nossas riquezas por meio de variados recortes e abordagens, o Museu construiu pontes com africanidades de outros territórios e proporcionou novos olhares aos costumes de povos-irmãos.

É muito fascinante percorrer as alamedas do Museu Afro Brasil. O bom é visita-lo com calma e, se possível, na companhia de um monitor, para saborear a qualidade de informação presente em cada um dos objetos expostos. Grande parte do que está lá não se encontra em outro lugar. E tudo o que se vê por lá não sairá mais de você, porque se transformará em uma força vital, que nutrirá o seu ser.

O Museu Afro Brasil é alimento, inspiração, vibração e, além de tudo, é muito lindo. Vá ao Museu Afro Brasil e saia de lá com ele sempre vivo, em você. Por aqui, fico. Até a próxima.

Serviço: Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura – Av. Pedro Álvares Cabral, portão 10, Parque do Ibirapuera, São Paulo, SP, tel. 11 – 3320.8900, de terça a domingo, das 10 às 17 horas – www.museuafrobrasil.org.br.

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Da era dos direitos à guerra de todos contra todos

Entre as grandes transformações regressivas das ultimas décadas no...

O mecanismo da liberdade

O decreto n.º 9.831/2019 desmontou o Mecanismo Nacional de...

Ricardo Kotscho: O que tem a ver a cerveja com a floresta?

A votação da Lei Geral da Copa, mais conhecida...

Cracolândia – Tá com dó? Leva pra casa! – Sakamoto

(A pedidos, segue um aviso: Cuidado! Texto com ironias....

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=