1º Prêmio Abdias Nascimento – Internet Série Especial Consciência Negra. Agência Brasil-DF

Brasília – O especial Dia da Consciência Negra, publicado em novembro do ano passado pela Agência Brasil (ABr), conquistou hoje (7) a 1ª edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, concedido a reportagens sobre temas relacionados à população negra. O anúncio ocorreu na noite de hoje (7) no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro.

A Agência Brasil concorreu na categoria internet. O especial da ABr, produzido pelos repórteres Carolina Pimentel, Daniella Jinkings, Gilberto Costa (foto), Vladimir Platonow e Wellton Máximo e pelas editoras Lílian Beraldo (foto) e Juliana Andrade, foi publicado no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Na categoria televisão, venceu a TV Educativa de Alagoas, que integra a Rede Pública de Televisão, com a reportagem Quilombola, da jornalista Vera Valério.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também concorreu, na categoria televisão, com a reportagem Grupo Teatral Caixa Preta, da TV Brasil; e na categoria rádio, com a série Gênero e Igualdade Racial, da jornalista Mara Régia.

O prêmio foi criado em homenagem ao ativista histórico dos direitos humanos e um dos ícones da luta contra o racismo, o jornalista e ex-senador da República Abdias Nascimento. É uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e conta com a parceria da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e do Centro de Informações das Nações Unidas no Brasil (Unic-Rio) e do Cultne Acervo Digital da Cultura Negra.

 

Veja mais sobre o assunto

 

Foto em destaque: Reprodução/ Agência Brasil

 

 

 

+ sobre o tema

Movimento Negro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre Movimento Negro (ou MN) é...

Rainha Abla Pokou: Mãe do povo Baoulé da Costa do Marfim

Nascimento: Abla Pokou nasceu no início do século XVIII....

Barbara Hendricks

Vien diletto - I Puritani - 1979 ...

Mazza Edições, 34 anos! Viva!

A história da editora dedicada a questões raciais e de...

para lembrar

Maradona cutuca Pelé e exalta Brasil de Dunga

Fonte: Folha de São Paulo Argentino relembra que venceu o...

Desabamento de sala de aula mata crianças no Quênia

Escola fica em área pobre de Nairobi, onde muitas...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=