Preconceito infeliz

Infelizmente, casos de discriminação ainda são uma constante em nossa sociedade. Pior ainda é que, por medo ou desinformação, muitos deixam de formalizar, junto à polícia, a discriminação que sofrem. É preciso que, cada vez mais, sejam feitas campanhas de conscientização para que as denúncias sejam oficializadas. O medo não pode ser censor.

iStockphoto

E quando se fala em discriminação, há de se pensá-la em todos os âmbitos. Raça, cor, religião e opção sexual são apenas alguns dos exemplos.

Não se pode conceber que pais ainda eduquem seus filhos incentivando a intolerância. O intolerante de amanhã pode ser aquele que, hoje, pratica o bullying em sala de aula e não sofre repreensão da família e da escola. Em um mundo em que as informações estão ao alcance das mãos, cada vez mais, é preciso salientar que a educação vem, e deve continuar vindo, de berço, de dentro de casa.

Para ser cidadão é preciso muito mais que ter título de eleitor, documentos pessoais e ser pagador de impostos. Para ser cidadão, é preciso respeitar ao próximo. É preciso que se tenha consciência da existência de direitos e deveres.

Somente a coragem de denunciar pode fazer com que o preconceito e a discriminação deixem de ser uma constante. Além: é imprescindível, ainda, que aqueles que testemunhas atitudes preconceituosas não sejam omissos. Se você presencia uma situação de preconceito e não toma atitudes, está contribuindo para a perpetuação da intolerância.

O caráter não se mede pela cor da pele, ou pelo grau de escolaridade, pela opção sexual ou religiosa. O caráter se mensura pelas ações. A discriminação é um crime que pode ser combatido com educação, bom senso e respeito.

Fonte: Diário dos Campos

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...

ENEM: OAB orienta candidatos do Enem a procurar MP e não descarta pedir anulação

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio...

Faltam professores qualificados no ensino médio

Por: Cinthia Rodrigues Docentes desta etapa lidam com várias...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=