Editores de todo o país já podem fazer o cadastro para inscrever novos livros de literatura infantojuvenil para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Ministério da Educação (MEC). Os livros escolhidos serão enviados a creches, pré-escolas e escolas do ensino fundamental da rede pública.
O prazo de cadastramento vai até o dia 23 de janeiro. A inscrição inicia o processo de seleção a cargo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A inscrição das obras literárias das editoras, envio de exemplares e da documentação deverá ser feita entre 31 e 4 de fevereiro.
O MEC escolherá livros de poemas, contos, crônicas, romances, novelas, peças de teatro, textos da tradição popular, biografias, além de obras clássicas da literatura universal, livros de imagens e até histórias em quadrinhos.
Segundo nota do ministério, serão aceitos livros que não tenham sido adquiridos em seleções anteriores do PNBE. O FNDE também escolherá, além dos livros impressos, livros em formatos especiais para estudantes com deficiências: obras com caracteres ampliados, com áudio (em CD ou DVD na linguagem brasileira de sinais). Os livros também estarão disponíveis em formato digital na página eletrônica do Ministério da Educação. Todas as obras deverão ser escritas conforme o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
Fonte: Correio do Brasil