Projeto Tambores inicia atividades em Penedo

Neste sábado, 2 de junho, comunidades Quilombolas serão beneficiadas com as oficinas

O Projeto Tambores dará início às suas atividades no mês de junho, com as oficinas de musicalização, Dança Afro e confecção de instrumentos percussivos, nas Comunidades Quilombolas do Oiteiro e do Tabuleiro dos Negros e na Unidade de Ensino de Penedo.

A abertura do projeto aconteceu no dia 12 de maio no Oiteiro e no Tabuleiro dos Negros, com ensaio aberto do Projeto Remanescente: Um reino chamado Muquém, do bailarino Jadiel Ferreira, vivências de aula de Dança com Edu Passos e apresentações artísticas com Baque Alagoano, Corte de Ayrá e a Orquestra de Tambores.

Segundo Jadiel Ferreira, as reações durante a abertura foram diferentes em cada comunidade. Para ele, no Oiteiro as crianças tiveram uma reação mais espontânea, como se já conhecessem aquela expressão cultural. Já no Tabuleiro dos Negros, comunidade mais afastada, percebeu-se um questionamento por parte das pessoas, que procuravam entender o porquê da ação naquele local.

Apesar desses impactos diferentes, o projeto trará benefícios para ambas as comunidades. “O Tambores tem como principal conseqüência o desenvolvimento da consciência de pertencimento ao lugar, o que é fundamental na vida do ser humano por constituir suas identidades”, explica o bailarino.

Esse benefício é confirmado por Maria Salete Santos, Diretora da Associação Quilombola do Tabuleiro dos Negros, que fala sobre o resgate da cultura negra. Ela explica que a única atividade cultural com que a população tem contato é o Côco de Roda. “Além disso, é importante porque não há outros incentivos públicos dentro, a verba do governo destinada aos quilombolas nunca chega aqui”, diz Salete.

Segundo Cleide Alves, presidente da Associação Quilombola do Oiteiro, as mais de cem crianças envolvidas no Projeto estão empolgadas para o início das oficinas, que são importantes pela função de educar e, assim, tirá-las das ruas. “A arte é um prêmio que vão ganhar para a vida e, depois, podem transmitir para outras crianças”, completa.

Na noite do dia primeiro de junho, as oficinas serão realizadas na Unidade de Ensino de Penedo e durante o sábado, 2 de junho, nas comunidades, sendo realizada pela manhã no Tabuleiro dos Negros e no Oiteiro durante a tarde.

 

 

 

Fonte: Conexão Penedo

+ sobre o tema

‘Equilíbrio foi o segredo do líder Mandela’, diz especialista

Por: Marcelo Ribeiro   O responsável por promover...

Cantora de soul Sharon Jones é diagnosticada com câncer

A cantora de soul Sharon Jones está com...

El argentino no está preparado para ver a los negros

Fonte: Página/12 ENTREVISTA A PABLO CIRIO, ANTROPOLOGO DE LA...

Presidente Obama recebe jovens líderes representantes de países africanos

Presidente Obama recebe jovens líderes representantes de países africanos  

para lembrar

7 momentos que nos fizeram querer ser tão legais quanto Michelle Obama

Uma das mulheres mais influentes da atualidade, Michelle Obama...

Sisterhood: as irmãs Quann são as novas estrelas da campanha da Fendi

As gêmeas idênticas Quann são as estrelas do novo...

Desigualdade racial responde por 1/3 da diferença de renda

Fonte: Terra -     Estudo divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto de...

Em exposição na cidade, Carlinhos Brown se lança como artista plástico

Carlinhos Brown costuma acordar no meio da noite para...
spot_imgspot_img

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...
-+=