Projeto Tambores inicia atividades em Penedo

Neste sábado, 2 de junho, comunidades Quilombolas serão beneficiadas com as oficinas

O Projeto Tambores dará início às suas atividades no mês de junho, com as oficinas de musicalização, Dança Afro e confecção de instrumentos percussivos, nas Comunidades Quilombolas do Oiteiro e do Tabuleiro dos Negros e na Unidade de Ensino de Penedo.

A abertura do projeto aconteceu no dia 12 de maio no Oiteiro e no Tabuleiro dos Negros, com ensaio aberto do Projeto Remanescente: Um reino chamado Muquém, do bailarino Jadiel Ferreira, vivências de aula de Dança com Edu Passos e apresentações artísticas com Baque Alagoano, Corte de Ayrá e a Orquestra de Tambores.

Segundo Jadiel Ferreira, as reações durante a abertura foram diferentes em cada comunidade. Para ele, no Oiteiro as crianças tiveram uma reação mais espontânea, como se já conhecessem aquela expressão cultural. Já no Tabuleiro dos Negros, comunidade mais afastada, percebeu-se um questionamento por parte das pessoas, que procuravam entender o porquê da ação naquele local.

Apesar desses impactos diferentes, o projeto trará benefícios para ambas as comunidades. “O Tambores tem como principal conseqüência o desenvolvimento da consciência de pertencimento ao lugar, o que é fundamental na vida do ser humano por constituir suas identidades”, explica o bailarino.

Esse benefício é confirmado por Maria Salete Santos, Diretora da Associação Quilombola do Tabuleiro dos Negros, que fala sobre o resgate da cultura negra. Ela explica que a única atividade cultural com que a população tem contato é o Côco de Roda. “Além disso, é importante porque não há outros incentivos públicos dentro, a verba do governo destinada aos quilombolas nunca chega aqui”, diz Salete.

Segundo Cleide Alves, presidente da Associação Quilombola do Oiteiro, as mais de cem crianças envolvidas no Projeto estão empolgadas para o início das oficinas, que são importantes pela função de educar e, assim, tirá-las das ruas. “A arte é um prêmio que vão ganhar para a vida e, depois, podem transmitir para outras crianças”, completa.

Na noite do dia primeiro de junho, as oficinas serão realizadas na Unidade de Ensino de Penedo e durante o sábado, 2 de junho, nas comunidades, sendo realizada pela manhã no Tabuleiro dos Negros e no Oiteiro durante a tarde.

 

 

 

Fonte: Conexão Penedo

+ sobre o tema

Uma voz dos Cantores de Ébano

Por três anos, os companheiros da Rádio Educadora de...

FBI inclui uma mulher pela primeira vez na lista de terroristas procurados

Joanne Chesimard foi condenada por assalto e assassinato,...

Mãe de Beyoncé diz que novo álbum da cantora será lançado ‘muito em breve’

A mãe da cantora norte-americana Beyoncé, Tina Knowles, deixou escapar...

para lembrar

Com reunião de ex-grupo, Beyoncé brilha e rouba cena no Super Bowl

Seu show não era o principal evento do dia,...

7 atrizes que escolheríamos para o papel de Nina Simone em vez de Zoe Saldana

  No ano passado, o documentário indicado ao Oscar What Happened,...

Willow e Jaden Smith estrelam a edição de setembro da Interview

A revista Interview de setembro traz na capa Willow...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=