Governo de SP estuda cotas para concurso

Segundo a colunista da BandNews FM, Mônica Bergamo, projeto procura compensar 400 anos de escravidão

O governo de São Paulo estuda adotar o sistema de cotas para negros no estado, segundo informou a colunista da BandNews FM, Mônica Bergamo. Se essa ideia vingar, “São Paulo será o segundo grande estado a aderir a um sistema que procura compensar as distorções ocasionadas por 400 anos de escravidão”, diz a jornalista.

O Rio de Janeiro baixou um decreto destinando 20% das vagas a negros e índios na administração direta e indireta no ano passado. “E a adesão de São Paulo seria, dessa forma, muito importante e simbólica”, afirmou a colunista.

A secretária de Justiça de São Paulo, Heloísa Arruda, preparou um estudo que foi enviado ao governador Geraldo Alckmin sobre o tema. Até agora prevalece no governo que isso seja feito não por meio de um sistema de cota, em que é reservado não um número de vagas, mas um sistema de bônus semelhante ao que é usado em universidades paulistas.

Assim, segundo Mônica Bergamo, a medida aumentaria em cerca de 7% da nota das pessoas declaradas negras, pardas e indígenas. “A medida ia na esteira da histórica decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que autorizou as universidades manterem seus sistemas de cotas” , ressaltou.

 

Fonte: Senario Mt

+ sobre o tema

para lembrar

MEC intervém na Unifesp e muda procurador da universidade à revelia da reitoria

O governo Jair Bolsonaro (sem partido) trocou o procurador-chefe...

MEC reabre sistema do Fies para novos alunos dia 23, não anuncia outras mudanças

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Educação informou...

USP oferece aulas de graça para alunos de qualquer lugar do Brasil

Principal universidade do Brasil abre as portas para que...

Não vamos desistir!

Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=