Leno F. Silva: Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por: Leno F. Silva

 

Não sei quantos motoristas de ônibus existem na cidade de São Paulo, mas ontem conheci um animado condutor que, certamente, está de bem com a vida e com a sua profissão. Dirigindo com muita atenção, ele é extrovertido, educado e interage com a maioria dos usuários que adentra o “seu” coletivo.

Cada um que sobe recebe bom dia, boa tarde ou boa noite. Atento aos personagens anônimos, ele interage, faz uma graça, cantarola  anções de sua autoria inspiradas nas inúmeras situações que ocorrem durante o trajeto. Toda pergunta é respondida com atenção, delicadeza e, dependendo do caso, também recebe uma dose de bom humor.

Segundo o cobrador, o motorista é muito conhecido e já foi matéria de televisão. Uma senhora agradecida pelas gentilezas do profissional do volante, ao descer, ofereceu uma caixinha de R$ 5,00 para um café ou sorvete. Ele, sorridente, agradeceu a gorjeta e disse que não poderia receber, porque já é remunerado pelo trabalho que desempenha, e o faz com dedicação e muita responsabilidade.

A elegante senhorinha desceu sorridente e o cantor-motorista correspondeu da mesma forma. Os demais passageiros presenciaram a cena e elogiaram a sua postura e o seu profissionalismo.

É provável que com aquele estado de graça as viagens conduzidas por ele fiquem menos pesadas para todos os que adentram o “seu” veículo de transporte público. Nas minhas andanças de “busão” ainda não tinha me deparado com uma pessoa tão original desempenhando com alegria uma atividade que, para muitos, é terrível, cansativa e chata.

Sorte dos passageiros que utilizarem o ônibus desse artista profissional. As viagens com ele são, certamente, exemplares e revelam que é possível desempenhar com leveza essa função exaustiva, e cada vez mais demorada em decorrência dos constantes congestionamentos na cidade de São Paulo. Por aqui, fico. Até a próxima.

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Leilão de escravos na Líbia causa indignação em toda a África

Jovens africanos na rota migratória para a Europa, vendidos em...

Ana Maria Gonçalves: Carta aberta ao governador Rui Costa, da Bahia

Carta aberta ao governador Rui Costa, da Bahia Por Ana...

Para proteger homossexuais, Senado dos EUA muda lei

Fonte: Folha de São Paulo - O Senado americano...

Somos todos macacos, por Emir Sader

Depois da enésima vez que jogaram bananas contra jogadores...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=