Agência chinesa rebate comentário de Hillary em viagem à África

No Senegal, secretária de Estado disse que deve acabar a época em que estrangeiros levam a riqueza da África, o que Xinhua interpretou como indireta ao papel de Pequim no continente

China – A agência de notícias estatal chinesa Xinhua (Nova China) manifestou-se na sexta-feira contra insinuações feitas pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, de que o governo chinês está apenas interessado na África por seus recursos naturais, acrescentando mais uma camada de tensão aos laços já estremecidos entre China e EUA.

Falando do Senegal no início da semana, Hillary não identificou a China, mas disse que os EUA queriam uma “parceria que agregasse valor, em vez de extraí-lo”, afirmando também que a época em que estrangeiros levam a riqueza da África para si deve acabar.

A agência Xinhua respondeu aos comentários de Hillary, dizendo que sua viagem à África era uma “trama para semear a discórdia entre a China e a África”.

“Se Clinton estava ignorante dos fatos sobre o assunto ou escolheu não considerá-los, a sua insinuação de que a China tem extraído a riqueza da África para si é completamente desprovida de verdade”, escreveu em um comentário em inglês.

“Ironicamente, foram as potências coloniais ocidentais que eram exatamente esses chamados estrangeiros, que, nas palavras de Clinton, vieram e extraíram a riqueza da África para si próprios, deixando nada ou muito pouco para trás.”

A viagem de Hillary parcialmente concentra-se em promover laços políticos e de comércio com as nações africanas como uma alternativa à China, cuja influência tem crescido rapidamente à medida que o governo chinês esforça-se para ganhar o acesso aos ricos depósitos de minérios, madeira e petróleo do continente.

O presidente chinês, Hu Jintao, ofereceu no mês passado US$ 20 bilhões em empréstimos para países africanos nos próximos três anos, alavancando uma relação que tem sido criticada pelo Ocidente e tem dado à China crescente influência no continente rico em recursos naturais.

“Assim como comentaristas por todo o mundo apontaram, a viagem tem como foco pelo menos em parte em tirar o crédito do engajamento da China com o continente e deter a influência da China lá. Seus comentários traíram a tentativa de colocar uma barreira entre a China e a África para os ganhos egoístas dos EUA”, escreveu a agência.

Embora esses comentários não sejam declarações oficiais, podem ser lidas como uma reflexo do governo chinês que está pensando sobre questões importantes.

Giro pela África

Nesta sexta-feira, Hillary continuou seu giro africano com uma visita a a Juba, no Sudão do Sul, onde disse que o governo local e o do Sudão devem alcançar um compromisso urgente para resolver suas divergências, já que as duas nações recentemente separadas “continuam intrinsecamente ligadas”.

As duas partes, o Norte e o Sul, “precisarão assumir compromissos para acabar com as divergências” entre elas, disse Hillary de um encontro com o presidente Salva Kiir.

“É urgente que as duas partes, o Norte e o Sul, mantenham os esforços e alcancem oportunamente acordos sobre todos os temas pendentes, incluindo a distribuição pela exportação de petróleo, segurança, cidadania e demarcação de fronteiras”, disse.

Hillary, a autoridade americana de mais alto escalão que visita o Sudão do Sul desde sua independência, no ano passado, destacou a preocupação do governo de Washington com as violentas disputas com o vizinho Sudão.

De acordo com a secretária de Estado, a mais jovem nação do mundo tem pela frente “significativos desafios” para superar, como “a persistente pobreza em uma terra rica em recursos naturais”.

 

 

Fonte: O Dia

+ sobre o tema

Novos ossos de escravos são descobertos no centro do Rio de Janeiro

Novos ossos de escravos foram encontrados nas escavações feitas...

Clóvis Moura: a luta antirracismo é a base da luta de classes

O Seminário O Pensamento Radical de Clóvis Moura: Dez...

Richard Bona faz apresentação única no Teatro Castro Alves

O  multi-instrumentista camaronês Richard Bona fará apresentação única em...

Jeferson De filma na Zona da Mata mineira sobre dificuldade de ser negro no Brasil

Longa 'Correndo atrás' será uma comédia, gênero que alcança...

para lembrar

Consciência Negra 2010: O Negro e Belém

  A Fundação Curro Velho realiza a oficina de audiovisual...

O estilo inconfundível da primeira dama Michelle Obama

Michelle Obama trouxe cores vibrantes e belas estampas em...

“Brasil: 12(6) anos de escravidão”

Diante do sucesso do filme de Steve McQueen, que...

RJ – Koinonia lançará série colaborativa em celebração pelo dia da Consciência Negra

Koinonia Koinonia, através do Observatório Quilombola, lançará no dia 17...
spot_imgspot_img

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

MinC vai lançar plataforma de streaming voltada ao audiovisual nacional

O Ministério da Cultura está se preparando para lançar, ainda no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisual brasileira. Idealizado pela Secretaria do Audiovisual...

6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

O fim da escravidão no Brasil completa 136 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º,...
-+=