Agência chinesa rebate comentário de Hillary em viagem à África

No Senegal, secretária de Estado disse que deve acabar a época em que estrangeiros levam a riqueza da África, o que Xinhua interpretou como indireta ao papel de Pequim no continente

China – A agência de notícias estatal chinesa Xinhua (Nova China) manifestou-se na sexta-feira contra insinuações feitas pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, de que o governo chinês está apenas interessado na África por seus recursos naturais, acrescentando mais uma camada de tensão aos laços já estremecidos entre China e EUA.

Falando do Senegal no início da semana, Hillary não identificou a China, mas disse que os EUA queriam uma “parceria que agregasse valor, em vez de extraí-lo”, afirmando também que a época em que estrangeiros levam a riqueza da África para si deve acabar.

A agência Xinhua respondeu aos comentários de Hillary, dizendo que sua viagem à África era uma “trama para semear a discórdia entre a China e a África”.

“Se Clinton estava ignorante dos fatos sobre o assunto ou escolheu não considerá-los, a sua insinuação de que a China tem extraído a riqueza da África para si é completamente desprovida de verdade”, escreveu em um comentário em inglês.

“Ironicamente, foram as potências coloniais ocidentais que eram exatamente esses chamados estrangeiros, que, nas palavras de Clinton, vieram e extraíram a riqueza da África para si próprios, deixando nada ou muito pouco para trás.”

A viagem de Hillary parcialmente concentra-se em promover laços políticos e de comércio com as nações africanas como uma alternativa à China, cuja influência tem crescido rapidamente à medida que o governo chinês esforça-se para ganhar o acesso aos ricos depósitos de minérios, madeira e petróleo do continente.

O presidente chinês, Hu Jintao, ofereceu no mês passado US$ 20 bilhões em empréstimos para países africanos nos próximos três anos, alavancando uma relação que tem sido criticada pelo Ocidente e tem dado à China crescente influência no continente rico em recursos naturais.

“Assim como comentaristas por todo o mundo apontaram, a viagem tem como foco pelo menos em parte em tirar o crédito do engajamento da China com o continente e deter a influência da China lá. Seus comentários traíram a tentativa de colocar uma barreira entre a China e a África para os ganhos egoístas dos EUA”, escreveu a agência.

Embora esses comentários não sejam declarações oficiais, podem ser lidas como uma reflexo do governo chinês que está pensando sobre questões importantes.

Giro pela África

Nesta sexta-feira, Hillary continuou seu giro africano com uma visita a a Juba, no Sudão do Sul, onde disse que o governo local e o do Sudão devem alcançar um compromisso urgente para resolver suas divergências, já que as duas nações recentemente separadas “continuam intrinsecamente ligadas”.

As duas partes, o Norte e o Sul, “precisarão assumir compromissos para acabar com as divergências” entre elas, disse Hillary de um encontro com o presidente Salva Kiir.

“É urgente que as duas partes, o Norte e o Sul, mantenham os esforços e alcancem oportunamente acordos sobre todos os temas pendentes, incluindo a distribuição pela exportação de petróleo, segurança, cidadania e demarcação de fronteiras”, disse.

Hillary, a autoridade americana de mais alto escalão que visita o Sudão do Sul desde sua independência, no ano passado, destacou a preocupação do governo de Washington com as violentas disputas com o vizinho Sudão.

De acordo com a secretária de Estado, a mais jovem nação do mundo tem pela frente “significativos desafios” para superar, como “a persistente pobreza em uma terra rica em recursos naturais”.

 

 

Fonte: O Dia

+ sobre o tema

Anderson Silva passa o Dia das Crianças com seus filhos

Anderson Silva larga a roupa de aranha e veste...

Show de Beyoncé em SP tem mais de 50% dos ingressos vendidos

Os ingressos para o show de Beyoncé estão esgotados...

Congo – Joseph Kabila venceu as eleições presidenciais

O presidente em fim de mandato da República Democrática...

Pelé ministrará aula inaugural em cursos de pós-graduação

O Rei do Futebol está jogando em várias posições....

para lembrar

Revolução burguesa e colonialismo: uma visão marxista para a questão negra

Na transição do feudalismo ao capitalismo, a aristocracia começa...

Novas traduções de James Baldwin mostram a potência da visão crítica do autor

Novas edições da obra do ativista negro americano mostram...

Lista de municípios que decretaram feriado no dia 20 de novembro

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=