Zagueiro do Manchester é multado em R$ 140 mil por racismo no Twitter

O zagueiro do Manchester United Rio Ferdinand foi multado e advertido sobre sua conduta em relação a um comentário postado no Twitter. Na mensagem, o inglês se referiu ao compatriota e lateral esquerdo Ashley Cole, do Chelsea, como “choc ice”, uma expressão que muitos consideram racista. A multa foi anunciada pela FA (Federação Inglesa de Futebol) nesta sexta-feira.

“Rio Ferdinand foi multado em 45 mil libras (R$ 142,5 mil) depois que uma Comissão Regulatória Independente considerou provada a acusação de conduta imprópria em relação ao comentário postado no Twitter”, informa o comunicado da entidade.

“A comissão decidiu que o comentário foi impróprio e desprestigiava o esporte. Além disso, a comissão concluiu que a violação incluiu uma referência à origem étnica, cor ou raça”, completa o texto.

O comentário no Twitter em questão foi postado depois que Ashley Cole testemunhou em um julgamento que inocentou o capitão do Chelsea, John Terry, que foi acusado de insultos racistas contra o irmão de Ferdinand, Aston, durante um jogo em outubro.

Ferdinand respondeu a um usuário do Twitter, que disse: “parece que Ashley Cole vai ser o ‘choc ice’ deles”. O jogador do Manchester respondeu: “te ouço cara! Choc ice é clássico! hahahahahahha!”.

O termo “choc ice” é entendido por muitos como tendo conotação racial, significando que uma pessoa é negra por fora e branca por dentro. Ferdinand apagou o comentário e negou que o termo fosse racista. Seu irmão, Anton Ferdinand, é zagueiro do Queens Park Rangers e acusou Terry de racismo, citando um episódio ocorrido em um jogo contra o Chelsea.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Coronavírus e África: reflexos

Os dados sobre o Coronavírus-19 no Continente Africano são...

Exu e alguns outros – metáforas cognitivas

Há alguns meses, com a pandemia colocando todos pra...

Como uma professora deu uma poderosa lição sobre bullying usando duas maçãs

A professora britânica Rosie Dutton encontrou uma criativa e...

A história oficial exclui os negros da construção do país, denuncia Cláudia Durans

A afirmação é de Cláudia Durans , professora-adjunta do...

para lembrar

Por que minha fraternidade é tão seletiva?

Que ninguém jamais se esqueça de Paris (nem de...

Adoção de crianças negras

Vários sites disponibilizam informações sobre adoção. Do  Mulher Negra, por  Monica...

Turismo em São Paulo não reflete a marcante presença negra na cidade

Para um turista que venha pela primeira vez à...

Manifestantes do movimento negro (Educafro) entram em confronto com a PM em SP

  São Paulo, 1 - Integrantes da ONG Educafro entraram...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=