Consciência Negra: Parque memorial Quilombo dos Palmares recebe homenagem em selo

Os Correios lançam, na próxima segunda-feira (19), edição especial de selos homenageando o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, primeiro e único parque temático sobre a cultura negra do país. O lançamento acontece na União dos Palmares, em Alagoas.

No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra em todo o país. Neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do quilombo e maior representante da luta contra a escravidão no período do Brasil colonial.

A imagem é uma panorâmica do parque, localizado na Serra da Barriga (AL). Foram ilustradas a Muxima de Palmares (Coração de Palmares), em homenagem aos comandantes-em-chefe que formavam o conselho deliberativo da comunidade; a Onjo Cruzambê (Casa do Campo Santo), espaço de apoio às práticas das religiões de matriz africana; uma oca indígena, representando a cultura dos primeiros habitantes da serra, e duas figuras femininas simulando as práticas religiosas desse espaço sagrado.

A arte é de Luciomar de Jesus e a técnica utilizada foi pintura. Os selos terão tiragem de 300 mil exemplares, com valor facial de R$1,20 cada. Também serão emitidos três mil cartões-postais com a ilustração.

A comercialização vai até 31 de dezembro de 2015 e as peças podem ser adquiridas na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline), na Central de Vendas à Distância ([email protected]) e nas agências dos Correios.

Dia da Consciência Negra

A data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Além da resistência ao sistema escravista, os quilombos foram uma forma coletiva de manutenção da cultura africana. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A criação desta data serve como momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação nacional.

+ sobre o tema

Coleção autores africanos

ALBERTO MUSSA Em 1979, com A vida verdadeira de Domingos Xavier,...

São Paulo terá lançamento de obra sobre igualdade racial dia 1º

Será lançado no sábado (1) o livro "Políticas de...

para lembrar

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato...

Movimento anti-racismo protesta no Rio contra a violência policial

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Ativistas norte-americanos do movimento...

SÃO PAULO: VI MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

SÃO PAULO: VI MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA LOCAL...

Thiaguinho tem tipo de tuberculose comum entre jovens, diz médico

Doença é adquirida pelo ar e atinge membrana ao...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=