Thiaguinho tem tipo de tuberculose comum entre jovens, diz médico

Doença é adquirida pelo ar e atinge membrana ao redor do pulmões. Tratamento dura seis meses e, em geral, não tem complicações.

Por: Luna D’Alama

A tuberculose pleural, doença diagnosticada no cantor Thiaguinho, de 30 anos, é causada por um micro-organismo chamado bacilo de Koch ou Mycobacterium tuberculosis, o mesmo que provoca a tuberculose nos pulmões. No caso dele, o problema atinge a pleura, membrana que reveste os pulmões.

Segundo o pneumologista Rafael Stelmach, do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, o problema é adquirido pelo ar e bastante comum até os 30 anos de idade, principalmente em pacientes com imunidade baixa. Também pode atingir outras regiões das vias aéreas, como a garganta, mas é menos frequente – o mais comum mesmo é nos pulmões.

A tuberculose pleural é uma doença crônica, de evolução lenta, e pode levar meses até aparecerem os primeiros sintomas. Em geral, os sinais são: dor no peito, falta de ar, febre no fim do dia e abaixo dos 38° C, e perda de peso entre 3 e 5 kg, segundo o infectologista Adilson Westheimer, dos hospitais Albert Einstein e Heliópolis, em São Paulo.

“Essa é uma doença adquirida na comunidade. Provavelmente Thiaguinho já tinha essa micobactéria no organismo e, por algum motivo, desenvolveu-a na pleura. Até o estresse pode ter desencadeado isso, pois diminui a imunidade”, diz Westheimer.

Stelmach complementa que, ao andar de metrô, recebemos várias cargas de micobactérias e outros micro-organismos, mas só algumas pessoas adoecem. Isso depende da quantidade inalada, das aglomerações em ambientes fechados e do sistema de defesa do indivíduo.

Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da tuberculose pleural é feito por um exame conhecido como PCR (sigla para Polymerase Chain Reaction), que extrai um pouco de líquido do pulmão, por meio de uma agulha injetada no meio das costelas; ou por uma biópsia da pleura. O resultado pode levar de dois a dez dias para sair, dependendo da técnica escolhida, e identifica o tipo exato de micro-organismo presente.

O tratamento é demorado, exige paciência e adesão do paciente, pois pode levar até seis meses. Ele inclui uma combinação de quatro antibióticos orais (rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol) nos primeiros dois meses, e de dois antibióticos (rifampicina e isoniazida) nos quatro meses seguintes, conforme explica Westheimer.
De acordo com os médicos ouvidos pelo G1, esse tipo de tuberculose não é contagioso, pois não dissemina a micobactéria pela respiração, tosse ou espirro – como ocorre quando o problema afeta os pulmões.

“Nesses seis meses, a pessoa deve fazer acompanhamento e reavaliações para ver a evolução do quadro. Geralmente, o paciente responde muito bem, mas pode se reinfectar se entrar em contato com pessoas contaminadas”, afirma Westheimer.

Segundo o infectologista, a maior complicação que a doença causa é o derrame pleural, quando a pleura se enche de líquido infeccioso, o que pode exigir uma drenagem. Mas o risco de Thiaguinho sofrer isso agora é pequeno, acredita o médico.

Quando isso ocorre, o funcionamento pulmonar é prejudicado, porque o excesso de líquido empurra o pulmão e ocupa o lugar dele. Aí o órgão não se enche totalmente e fica meio “murcho”, esclarece Stelmach.

“Se a pessoa se alimentar bem e não tiver alterações imunológicas, dificilmente apresentará complicações”, diz o pneumologista.

Apesar de curável, a tuberculose atinge 6 milhões de pessoas e mata 1 milhão por ano em todo o mundo, de acordo com o Ministério da Saúde. No Brasil, a doença é um problema sério de saúde pública, e a cada ano são notificados cerca de 70 mil novos casos e 4,6 mil mortes.

O país ocupa o 17º lugar entre as 22 nações responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no planeta, segundo o ministério.

 

Fonte: Bem Estar

+ sobre o tema

Livro destaca trabalho desenvolvido por negras e negros inventores e cientistas

De um simples esfregão a uma solda ultravioleta usada...

Vai-Vai deixará sua sede no Bexiga, em SP, após 50 anos

A escola de samba Vai-Vai irá deixar sua sede entre as...

para lembrar

“Eu adoro Beyoncé”, diz Michelle Obama

"Eu adoro Beyoncé", diz Michelle Obama O site da revista...

Masculinidades e feminilidades negras em diálogo

Os estudos de gênero são uma área de conhecimento...

Tony Tornado esclarece confusão sobre seu pai em papo com Sterblitch

Se tem alguém que tem muita história para contar,...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=