Promoção da igualdade racial está na agenda do Congresso Nacional

SEPPIR acompanha o andamento de projetos em tramitação no legislativo relativos à promoção da igualdade e de combate à discriminação racial

SEPPIR propõe a realização de audiências públicas, debates e seminários acerca da política da promoção da igualdade racial.

A temática racial está na pauta do Congresso Nacional. A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, por meio de sua Assessoria Parlamentar, acompanha o andamento de projetos, atuando de forma a defender as proposições que contribuam para o avanço da pauta e rejeitando as que possam implicar em retrocessos e perda de direitos da população negra. Atualmente, a Secretaria possui um banco de dados com mais de 180 proposições. Destas, 31 têm maior relevância para a questão racial, em sua maioria na área de ações afirmativas.

Somente para este ano, existem 10 proposições prioritárias tramitando na Câmara dos Deputados e Senado Federal nas áreas de ações afirmativas e comunidades tradicionais. Destaque para a Proposta de Emenda à Constituição – PEC nº 02/2006, que cria o Fundo de Promoção da Igualdade Racial, cujo objetivo é promover a igualdade de oportunidades e inclusão social da população negra, principalmente em políticas voltadas à habitação, educação e formação profissional deste segmento, sem prejuízo de investimento em outras áreas.

Outras propostas importantes para a SEPPIR são o Projeto de Lei – PL nº 7447/2010, que estabelece diretrizes e objetivos para as políticas públicas de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais; e o PL nº 2853/2008, que institui isenção do Imposto Territorial Rural para os imóveis rurais de propriedade de remanescentes de comunidades quilombolas.

Entre as proposições já sancionadas favoráveis à população negra, destacam-se o PL nº 3198/2000, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, bem como o Projeto de Lei da Câmara – PLC nº 180/2008, que objetivou assegurar 50% das vagas das universidades federais e estaduais e das instituições de ensino técnico federais para estudantes oriundos de escolas públicas. Vale destacar que a ação de combate ao racismo no futebol presente na Lei Geral da Copa (fruto do PL nº 2330/2011), sancionada em 2012, é resultado de articulação da SEPPIR durante análise e aprovação da proposta no Congresso Nacional.

A articulação da SEPPIR com o poder legislativo federal também se dá por meio do diálogo constante com parlamentares sobre o papel e atribuições do órgão, além da intermediação e aproximação destes com lideranças tradicionais de matriz africana, quilombolas e ciganas do país. A Secretaria também propõe a realização de audiências públicas, debates e seminários acerca da política da promoção da igualdade racial, participando de atividades que tratam de temas como violência contra a juventude negra, cotas para negros no serviço público, combate à discriminação das tradições africanas.

Todo esse esforço é no sentido da institucionalização e transformação das demandas da população negra em normas legais. Há 10 anos, a SEPPIR atua nessa perspectiva, articulando com órgãos da administração pública em vários níveis de governo em busca da promoção da igualdade racial no país.

 

Fonte: Seppir

+ sobre o tema

para lembrar

‘Há muito tempo alertamos sobre racismo contra nós, mas universidades têm sido omissas’

Estudantes indígenas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)...

Professora confecciona bonecas negras e indígenas para combater racismo desde a infância

  Por Thiago Borges no Periferia em Movimento     Carine, uma menina negra...

Professor baleado em estado grave expõe face trágica de violência em escolas

"Professora, preste atenção, que comigo não são cinco tiros,...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=