Defendido resgate da narrativa africana

A presidente da Comissão da União Africana, Nkosozana Zuma, defendeu hoje, sábado, em Addis Abeba (Etiópia), o resgate da narrativa africana do passado, presente e futuro, para que possam ser os próprios africanos a contar a sua história.  
 
Nkosozana Zuma discursava na cerimónia de abertura da sessão extraordinária da União Africana alusiva aos 50 anos de fundação da Organização de Unidade Africana (OUA)/União Africana (UA), que hoje se assinala.
 
Lembrou que os fundadores da OUA foram inspirados pela luta secular dos escravos e a luta de resistência ao colonialismo e permitiram a independência da 1ª república negra do Haiti.
 
Salientou que o Panafricanismo inspirou as populações em todo continente e no mundo para nunca aceitar a opressão, mas ainda há muito pouca narrativa que de forma evocativa retrata o passado africano.
 
A presidente da Comissão da União Africana falou ainda da necessidade de se reflectir sobre que futuro para o continente nos próximos 50 anos.
 
Disse que muitos dos problemas actuais já preocupavam os fundadores da OUA, como a necessidade de liberdade de todo continente, a solidariedade e a manutenção da paz. 
 
Anunciou para breve a construção de um memorial em homenagem aos africanos que se bateram para independência total do continente.
 
 
Fonte: Angop

+ sobre o tema

Lugar de fala: o medo branco

ESTABELECER QUE MINORIAS SÓ PODEM FALAR DOS PROBLEMAS DO...

Chimurenga – a reinvenção da mídia africana

Em entrevista ao Projeto Afreaka, Graeme Arendse, diretor...

Ivanir dos Santos autografa livro sobre intolerância religiosa em 12 de setembro, na Blooks Botafogo

Premiado internacionalmente e organizador de outros títulos, babalawô vai...

para lembrar

Há meio século, Feiticeira usou blackface para condenar racismo e levou Emmy

Técnica controversa do século 19 empregada por atores brancos...

África do Sul: Aumento de suicídios preocupa a sociedade

As estatísticas sobre o suicídio na África do...

Cartola

  {xtypo_quote}As rosas não falam, simplesmente exalam o perfume que...
spot_imgspot_img

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

MinC vai lançar plataforma de streaming voltada ao audiovisual nacional

O Ministério da Cultura está se preparando para lançar, ainda no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisual brasileira. Idealizado pela Secretaria do Audiovisual...
-+=