Rio Claro realiza II Conferência de Promoção à Igualdade Racial

Após cinco pré-conferências, realizadas entre os dias 14 e 26 deste mês, sendo três convocadas pela Comissão Organizadora do evento e duas por livre iniciativa de interessados na discussão, a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (II Compir) será aberta às 19 horas desta sexta-feira, 28, em Rio Claro.

A solenidade de abertura e a plenária final, que acontecerá no sábado, 29, das 8 às 17 horas, ocorrerão no Auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM). Com o tema “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil Afirmativo”, a II Conferência Municipal de Promoção à Igualdade Racial precede as conferências Regional, Estadual e Nacional.

Para a solenidade de abertura estão confirmadas as presenças de autoridades municipais e dos seguintes convidados: Edson Franco, presidente da Unegro, Evaldo Ribeiro de Oliveira, do Neab/UFSCar, e Netinho de Paula, secretário de Igualdade Racial do Município de São Paulo. A deputada estadual Leci Brandão confirmou participação na programação de sábado, quando serão debatidas e aprovadas as propostas para a formulação do Plano Municipal de Igualdade Racial.

Quatro temas principais constam do Regimento Interno da II Compir, aprovado pela Comissão Organizadora Municipal: I – Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; II – Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios; III – Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial – Sinapir (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias); IV – Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

“Para facilitar e subsidiar a discussão dos temas centrais propostos serão abordados assuntos em grupos específicos, como educação, saúde, trabalho e renda, comunidades tradicionais, juventude, gênero, LGBT, idoso, cultura esporte e lazer, moradia terra e patrimônio”, explica a assessora de Integração Racial e presidente da comissão organizadora da II Compir, Kizie de Paula Aguiar Silva. Ela enfatiza a “importância da participação popular no processo” e observa que a “promoção da igualdade racial está extremamente ligada ao desenvolvimento do Brasil” notando ainda que “o compromisso do enfrentamento e combate ao racismo é um dever de todos, não só da população negra e de militantes”.

 

Fonte: Canal Rio Claro 

+ sobre o tema

para lembrar

Unesco, Brasil e Estados Unidos lançam projeto para ensinar respeito na escola

O projeto Ensinando o Respeito para Todos, resultado de...

Anielle Franco anuncia programas de educação e intercâmbio

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) anunciou, nesta quinta-feira...

Malala, Nobel da Paz, é idolatrada no mundo e rejeitada em seu país

Jovem que ganhou o Prêmio Nobel da Paz nesta...

Educação em tempo de paixões tristes

Críticas a Paulo Freire são fruto de obscurantismo Por Ricardo...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=