Transporte ao estádio é ponto fraco na avaliação de estrangeiros

O transporte aos estádios das seis cidades-sede da Copa das Confederações obteve a menor avaliação positiva dos estrangeiros que visitaram o país para o torneio, informou nesta sexta-feira uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo.

Segundo resultados preliminares do levantamento, 61,5% dos estrangeiros entrevistados avaliaram positivamente o quesito, taxa inferior, por exemplo, à dos serviços de alimentação e bebida (64,9%), à do processo de compra de ingressos (69,6%) e à da sinalização do estádio (78,8%).

Para a pesquisa, foram feitas cerca de 14 mil entrevistas, sendo 4 mil nos aeroportos e 10 mil nos estádios, hotéis e locais de retirada de ingressos (625 em cada uma das 16 partidas).

Até agora, o Ministério do Turismo diz já ter processado as respostas de 106 entrevistados nos aeroportos (São Paulo, Brasília e Fortaleza) e de 2 mil nos estádios.

As entrevistas nos aeroportos foram feitas exclusivamente com visitantes estrangeiros nas seis cidades-sede da Copa das Confederações (Salvador, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte).

Para cerca de 70% desses entrevistados, o torneio foi o principal motivo da viagem ao Brasil. Em média, os estrangeiros permaneceram ou pretendiam permanecer 14 pernoites no país.

Grande parte deles veio acompanhada de amigos (36,2%) ou de colegas de trabalho (33,3%).

Se na avaliação geral dos estrangeiros, o transporte para os estádios registrou a menor incidência positiva, no tocante à infraestrutura das cidades-sede, o quesito voltou a ser objeto de reclamação.

Mais mais da metade dos estrangeiros (55,3%) avaliou negativamente os transportes públicos. Já os serviços de táxi (83,1%) e a limpeza pública (78,3%) obtiveram avaliações positivas.

Em termos de serviços turísticos, o atendimento no idioma ao turista foi o serviço de menor incidência positiva (56,6%). Do outro lado, nove em cada dez estrangeiros avaliaram positivamente os restaurantes.

Já em relação aos preços, a alimentação dentro dos estádios (49,3%) e os meios de hospedagem (53,8%) foram os itens com menor avaliação positiva por parte dos estrangeiros. Grande parte dos turistas de fora do país (81%) viram com bons olhos o custo do transporte até o destino e do transporte público.

Público geral
A pesquisa revelou que a média geral dos visitantes de outros lugares do Brasil e do exterior permaneceu ou pretendia permanecer 3 pernoites na cidade-sede. Cerca de 37% deles não pernoitou no local onde os jogos foram realizados.

Os preços dos restaurantes (79,5%), táxis (69,4%), meios de hospedagem (68,4%), ingressos (64,9%) e transporte público (62,5%) foram avaliados de forma positiva por este público.

Já o preço da alimentação dentro dos estádios foi considerado ruim ou muito ruim pela maior parte dos participantes (78,1%).

 

 

Fonte: BBC

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Dez milhões de pessoas deixaram as favelas no Brasil na última década, diz ONU

Apesar da melhora, retirada de casas em áreas irregulares...

De pecados e crimes

O noticiário sobre pedofilia, atingindo religiosos da Igreja Católica,...

Novo álbum trará 12 gravações inéditas de Jimi Hendrix

  Quarenta anos depois de sua morte, 12 gravações...

Filha de Tony Tornado é encontrada e mãe desabafa: ‘O pesadelo acabou’

A chef de cozinha Aretha Pearl, filha de Tony...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=