Cultura africana é retratada na exposição “Caixa Africanidades”

 

 

A Biblioteca Achille Bassi, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), recebe até 10 de outubro a exposição “Caixa Africanidades”, das autoras Margarete Marchetti e Sílvia Elaine Martinez Parras, educadoras da Creche e Pré-Escola do campus.

Na exposição, são apresentadas fotos e objetos que retratam vivências da cultura africana. As peças, produzidas pelas crianças da creche em 2009, utilizam diversas linguagens, evidenciando e reproduzindo cenários que remetem à cultura afro-brasileira.

Margarete Marchetti explicou que o projeto teve sua primeira exposição organizada no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e já passou pela biblioteca da Universidade Federal de São Carlos, Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira e Escola de Engenharia de São Carlos. “O projeto aproximou as crianças da cultura africana. Nós só escrevemos o projeto, mas as peças foram feitas por elas”, disse.

A exposição é gratuita e aberta a todos os interessados. A visitação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 e, aos sábados, das 9h às 12h. A Biblioteca Achille Bassi fica no bloco 3 do ICMC, na Avenida Trabalhador São-carlense, 400, campus 1 da USP São Carlos.

 

Fonte: USP

+ sobre o tema

para lembrar

Pará e África unidos pela cultura

O olhar cinematográfico o acompanha desde a infância,...

Governo suspende novas vagas do Pronatec, ProUni e Fies

Brasília - Uma das vitrines da área social da...

Movimento negro denuncia fraude nas cotas raciais

O Coletivo Negrada, grupo de estudantes negros da Universidade...

Amanhã será um novo dia

Tenho visitado as escolas ocupadas legitimamente pelosalunos secundaristas do...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=