Semana celebra autores afro-descendentes

Verena Paranhos

Em pouco mais de um ano, o coletivo literário Ogum’s Toques reuniu em seus eventos mais de 50 escritores da literatura negra. Para celebrar este feito e continuar promovendo textos de escritores afro-descendentes, o grupo realiza desta terça-feira, 3, a domingo, 9, a Semana Literária Internacional Ogum’s Toques Negros.

O evento reúne nomes de relevância mundial, como o congolês Yves Mudimbe, a angolana Isabel Ferreira e o cubano Alberto Guerra Naranjo.
Também se destacam na programação os escritores brasileiros Cidinha da Silva, Henrique Freitas e José Carlos Limeira, entre outros.
A abertura – único evento que será sediado no auditório da Escola Politécnica da Ufba, na Federação – acontece nesta terça, às 20 horas, com participação do filósofo, escritor e crítico literário Mudimbe. O restante da programação acontece no Centro de Estudos Afro Orientais (Ceao), no 2 de Julho.

“Estamos trazendo alguns dos mais importantes escritores africanos e brasileiros. Yves Mudimbe é um grande escritor, com muitas obras publicadas. Fez uma revolução na literatura congolesa e é um dos nomes mais conhecidos da literatura africana”, afirma o poeta baiano José Carlos Limeira, que apoia as iniciativas da Ogum’s Toques desde o começo.
Para a jornalista e poeta Mel Adún, uma das organizadoras da semana, o papel de Limeira nas ações do grupo é fundamental.
“José Carlos Limeira publica desde a década de 1970, o convidamos para participar como nosso mestre. Ele chamou nossa atenção para o fato de precisarmos reverenciar uma geração anterior à nossa”, diz.
“Tirando Cidinha da Silva, uma escritora relativamente nova, todos os outros convidados são pessoas que deram o pontapé inicial ao que hoje a gente chama de literatura negra”, explica Mel Adún.

O coletivo Ogum’s Toques nasceu do sonho do escritor, compositor, arte-educador e ogã de Ogun, Guellwaar Adún, no intuito de divulgar textos de escritores negros do Brasil, da diáspora negra latino-americana e do continente africano.

Histórias e música
Mantendo a tradição dos encontros promovidos pelo coletivo Ogum’s Toques, todos os diálogos da programação serão seguidos por apresentações musicais e venda de livros.

A banda Águas de Samba, residente dos eventos literários promovidos pelo grupo, é atração nos dias 5 e 6 (quinta e sexta-feira).
No sábado, a programação acolhe o público infantil. A tarde de contação de histórias para crianças e pais com Kiusam de Oliveira, doutora em educação e autora de títulos infanto-juvenis, inaugura o primeiro Ogum’s Toquinhos.

Domingo, a atividade conta com participação dos poetas Guellwaar Adún e Hamilton Borges Walê e acontece na Penitenciária Lemos de Brito, em parceria com a campanha Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta!.

Fonte: A Tarde

+ sobre o tema

Tendência: Chapéu aba larga

Está aí uma peça do vestuário masculino que adoraria...

Julian Assange fundador do WikiLeaks anuncia candidatura ao Senado australiano

Julian Assange, em prisão domiciliar no Reino Unido, fez...

Movimento negro unificado – Gama: presente!

  Movimento negro unificado -GAMA: PRESENTE!!! É com pesar que o...

Projeto de lei pretende legalizar a perseguição religiosa

Uma Comissão Especial criada pelo Presidente afastado da Câmara...

para lembrar

Freela nas férias: Filha de Barack Obama trabalha em restaurante

Muitos estudantes costumam viajar durante as férias escolares ou...

Pharrell Williams receberá prêmio de “Ícone Fashion” em evento de moda

Pharrell Williams já recebeu muitos prêmios por sua música...
spot_imgspot_img

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...
-+=