Semana celebra autores afro-descendentes

Verena Paranhos

Em pouco mais de um ano, o coletivo literário Ogum’s Toques reuniu em seus eventos mais de 50 escritores da literatura negra. Para celebrar este feito e continuar promovendo textos de escritores afro-descendentes, o grupo realiza desta terça-feira, 3, a domingo, 9, a Semana Literária Internacional Ogum’s Toques Negros.

O evento reúne nomes de relevância mundial, como o congolês Yves Mudimbe, a angolana Isabel Ferreira e o cubano Alberto Guerra Naranjo.
Também se destacam na programação os escritores brasileiros Cidinha da Silva, Henrique Freitas e José Carlos Limeira, entre outros.
A abertura – único evento que será sediado no auditório da Escola Politécnica da Ufba, na Federação – acontece nesta terça, às 20 horas, com participação do filósofo, escritor e crítico literário Mudimbe. O restante da programação acontece no Centro de Estudos Afro Orientais (Ceao), no 2 de Julho.

“Estamos trazendo alguns dos mais importantes escritores africanos e brasileiros. Yves Mudimbe é um grande escritor, com muitas obras publicadas. Fez uma revolução na literatura congolesa e é um dos nomes mais conhecidos da literatura africana”, afirma o poeta baiano José Carlos Limeira, que apoia as iniciativas da Ogum’s Toques desde o começo.
Para a jornalista e poeta Mel Adún, uma das organizadoras da semana, o papel de Limeira nas ações do grupo é fundamental.
“José Carlos Limeira publica desde a década de 1970, o convidamos para participar como nosso mestre. Ele chamou nossa atenção para o fato de precisarmos reverenciar uma geração anterior à nossa”, diz.
“Tirando Cidinha da Silva, uma escritora relativamente nova, todos os outros convidados são pessoas que deram o pontapé inicial ao que hoje a gente chama de literatura negra”, explica Mel Adún.

O coletivo Ogum’s Toques nasceu do sonho do escritor, compositor, arte-educador e ogã de Ogun, Guellwaar Adún, no intuito de divulgar textos de escritores negros do Brasil, da diáspora negra latino-americana e do continente africano.

Histórias e música
Mantendo a tradição dos encontros promovidos pelo coletivo Ogum’s Toques, todos os diálogos da programação serão seguidos por apresentações musicais e venda de livros.

A banda Águas de Samba, residente dos eventos literários promovidos pelo grupo, é atração nos dias 5 e 6 (quinta e sexta-feira).
No sábado, a programação acolhe o público infantil. A tarde de contação de histórias para crianças e pais com Kiusam de Oliveira, doutora em educação e autora de títulos infanto-juvenis, inaugura o primeiro Ogum’s Toquinhos.

Domingo, a atividade conta com participação dos poetas Guellwaar Adún e Hamilton Borges Walê e acontece na Penitenciária Lemos de Brito, em parceria com a campanha Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta!.

Fonte: A Tarde

+ sobre o tema

Entrevista com Sidney Santiago sobre cinema, teatro e televisão

Sidney Santiago (Guarujá, 1985) é um ator brasileiro....

LeBron James – Pai é sempre pai

LeBron James segura seu filho, Bryce, durante o segundo...

Esposa de Bruno Cortês revela planos para chegada de um ‘Cortesinho’ no ano que vem

Esposa revela planos para chegada de um 'Cortesinho' no...

Anderson Silva adquire mansão avaliada em R$ 2 milhões no Rio de Janeiro

A vida de celebridade e as frequentes aparições em...

para lembrar

Ruth de Souza

Ruth Pinto de Souza (Rio de Janeiro RJ 1930)....

A história oficial exclui os negros da construção do país, denuncia Cláudia Durans

A afirmação é de Cláudia Durans , professora-adjunta...

Greve assombra Copa na África

Perueiros protestam contra obra para melhorar o transporte de...

Filha de Nelson Mandela visita hotel da seleção em Joanesburgo

Zenani vai à concentração da equipe brasileira para retribuir...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico de um dos mais versáteis artistas da cultura popular brasileira. Sambista, cantor, compositor, contador de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...
-+=