Semana celebra autores afro-descendentes

Verena Paranhos

Em pouco mais de um ano, o coletivo literário Ogum’s Toques reuniu em seus eventos mais de 50 escritores da literatura negra. Para celebrar este feito e continuar promovendo textos de escritores afro-descendentes, o grupo realiza desta terça-feira, 3, a domingo, 9, a Semana Literária Internacional Ogum’s Toques Negros.

O evento reúne nomes de relevância mundial, como o congolês Yves Mudimbe, a angolana Isabel Ferreira e o cubano Alberto Guerra Naranjo.
Também se destacam na programação os escritores brasileiros Cidinha da Silva, Henrique Freitas e José Carlos Limeira, entre outros.
A abertura – único evento que será sediado no auditório da Escola Politécnica da Ufba, na Federação – acontece nesta terça, às 20 horas, com participação do filósofo, escritor e crítico literário Mudimbe. O restante da programação acontece no Centro de Estudos Afro Orientais (Ceao), no 2 de Julho.

“Estamos trazendo alguns dos mais importantes escritores africanos e brasileiros. Yves Mudimbe é um grande escritor, com muitas obras publicadas. Fez uma revolução na literatura congolesa e é um dos nomes mais conhecidos da literatura africana”, afirma o poeta baiano José Carlos Limeira, que apoia as iniciativas da Ogum’s Toques desde o começo.
Para a jornalista e poeta Mel Adún, uma das organizadoras da semana, o papel de Limeira nas ações do grupo é fundamental.
“José Carlos Limeira publica desde a década de 1970, o convidamos para participar como nosso mestre. Ele chamou nossa atenção para o fato de precisarmos reverenciar uma geração anterior à nossa”, diz.
“Tirando Cidinha da Silva, uma escritora relativamente nova, todos os outros convidados são pessoas que deram o pontapé inicial ao que hoje a gente chama de literatura negra”, explica Mel Adún.

O coletivo Ogum’s Toques nasceu do sonho do escritor, compositor, arte-educador e ogã de Ogun, Guellwaar Adún, no intuito de divulgar textos de escritores negros do Brasil, da diáspora negra latino-americana e do continente africano.

Histórias e música
Mantendo a tradição dos encontros promovidos pelo coletivo Ogum’s Toques, todos os diálogos da programação serão seguidos por apresentações musicais e venda de livros.

A banda Águas de Samba, residente dos eventos literários promovidos pelo grupo, é atração nos dias 5 e 6 (quinta e sexta-feira).
No sábado, a programação acolhe o público infantil. A tarde de contação de histórias para crianças e pais com Kiusam de Oliveira, doutora em educação e autora de títulos infanto-juvenis, inaugura o primeiro Ogum’s Toquinhos.

Domingo, a atividade conta com participação dos poetas Guellwaar Adún e Hamilton Borges Walê e acontece na Penitenciária Lemos de Brito, em parceria com a campanha Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta!.

Fonte: A Tarde

+ sobre o tema

Tony Tornado esclarece confusão sobre seu pai em papo com Sterblitch

Se tem alguém que tem muita história para contar,...

Deuses de Dois Mundos – A trilogia épica dos orixás

Foi realizado anteontem, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional,...

Conheça os vencedores da mostra audiovisual “(Entre)VivênciasNegras”

Em setembro, lançamos um edital convidando produtores audiovisuais negros...

Jair Oliveira e Luciana Mello realizam show tributo em homenagem a Jair Rodrigues

Apresentação realizada pela Eldorado e D&D Shopping será dia...

para lembrar

Racismo é um câncer no Brasil, coisa de baixa escolaridade, diz Djavan

A imagem estampada em "Desúvio", novo disco de Djavan,...

“Não colem em mim esse discurso da meritocracia”, diz Conceição Evaristo

O racismo estrutural e a falta de oportunidades para...

Filme brasileiro ‘Besouro’ será exibido em Los Angeles

Eleito melhor filme no PAFF de 2011, o longa...

Aos 75 anos, Lia de Itamaracá lança livro de memórias e novo disco

Lia de Itamaracá se apresenta na Virada Sustentável e...
spot_imgspot_img

Nós Negros: Filmes, séries e livros para refletir sobre consciência negra

Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, Nós Negros traz uma seleção de filmes, séries e livros para refletir melhor sobre consciência negra. Afinal,...

Editora Malê lança “A MÃE DO MUNDO: vida e lutas de Mãe Beata de Yemanjá”, estreia em livro do jornalista Jefferson Barbosa

Lançamento será na será na Livraria Blooks de Botafogo, no Rio de Janeiro, em 17 de novembro, e na Casa da Utopia, na sexta...

Casa da Utopia na FLIP

O Instituto Casa da Utopia é uma organização voltada para o fortalecimento dos movimentos sociais do estado do Rio de Janeiro. Fundada em 23/07/2023,...
-+=