África do Sul convida à reconciliação ao inaugurar estátua de Mandela

Enviado por / FontePor AFP, do Yahoo

Após dez dias de luto e homenagens em todo o mundo, o Dia da Reconciliação, celebrado nesta segunda-feira na África do Sul, também é dedicado a Nelson Mandela, com a inauguração de uma estátua gigante diante da sede do governo sul-africano em Pretória.

Um Mandela sorridente e com os braços abertos em sinal de conciliação, de 4,5 toneladas de bronze e nove metros de altura, foi apresentado como a maior escultura do mundo dedicada ao ícone da luta contra o apartheid sobre os gramados do Union Buildings.

Muitas estátuas de Mandela o representam com o punho erguido “gritando ‘Amandla'” (poder), em referência à luta contra o apartheid”, afirmou o presidente sul-africano Jacob Zuma, para quem os braços abertos do herói nacional “denota que a África do Sul agora é um país democrático, abraça toda a nação e nos convida à união”.

“Esta postura é diferente: ele abre os braços para abraçar todos os sul-africanos. E ele está em movimento, vai ao encontro da Nação”, acrescentou. Ele “nos convida a nos unir, nós, a Nação arco-íris”.

Esta estátua “é o último prego no caixão do apartheid. (Mandela) permanece aqui como o pai da Nação e nos convida a adotar os seus valores”, declarou Cyril Ramaphosa, vice-presidente do Congresso Nacional Africano (ANC), o partido de Mandela no poder desde o advento da democracia em 1994.

“Sejamos democratas como o foi Nelson Mandela”, prosseguiu, enquanto o ANC é acusado regularmente de não estar a altura de seu herói.

“Sejamos disciplinados, a serviço do povo, honestos, atentos e cheios de compaixão como era Nelson Mandela”.
A cerimônia de apresentação da escultura, obra dos sul-africanos Andre Prinsloo e Ruhan Janse van Vuuren, estava programada há vários meses para o dia 16 de dezembro, quando a África do Sul celebra o fim do regime racista do apartheid, em 1994, o “Dia da Reconciliação”.

Foi no Union Buildings que Mandela prestou juramento como presidente em 1994, tornando-se o primeiro chefe de Estado negro da África do Sul. Também foi na sede da presidência que 100.000 pessoas vieram dar um último adeus ao ex-presidente na semana passada.

Por coincidência do destino, a inauguração da estátua aconteceu um dia depois do enterro de Mandela no vilarejo de Qunu, onde passou a infância, e após uma semana de cerimônias oficiais em sua homenagem em todo o país.

Os funerais marcaram os dez dias de luto nacional, com cerimônias em todo o país e pelos quatro cantos do mundo.

As bandeiras com as cores da Nação arco-íris, hasteadas a meio mastro desde o anúncio de sua morte em 5 de dezembro, tremulavam novamente em todo o país nesta segunda-feira

“O tempo não é mais de lágrimas. Devemos celebrar Madiba e o seu legado”, disse o presidente Zuma.

“Amanhã, vamos todos voltar ao trabalho para o melhor da África do Sul”.

Os combates de Mandela durante sua vida foram múltiplos, da luta pela liberdade, igualdade e paz, até o perdão e contra as injustiças sociais e econômicas.

Mas 20 anos depois da chegada da democracia multirracial, a desigualdade e a pobreza ainda marcam o país, o que alimenta a incompreensão entre os negros – muito mais pobres apesar da emergência de uma classe média – e os brancos – ainda com o poder econômico.

“Os negros vivem muito melhor, mas os brancos vivem melhor ainda no plano econômico”, revelou o americano ativista dos direitos civis Jesse Jackson presente durante a inauguração da estátua.

“É do interesse de todos continuar no caminho de mais justiça econômica”, declarou.

Na inauguração desta segunda-feira estavam presentes centenas de personalidades e anônimos, negros e brancos, como Erna Laubscher, uma africâner descendente de colonos brancos que compareceu com a irmã para “compartilhar com a população e festejar a liberdade”.

Também havia representantes da família de Barry Hertzog, fundador do partido que instaurou o apartheid e que teve a estátua substituída pela de Mandela, que faleceu em 5 de dezembro aos 95 anos.

 

+ sobre o tema

Festival de Turismo “Mulheres no Mapa”

O ANGANA - Núcleo de Pesquisa e Educação Patrimonial...

Lima Barreto, um Intelectual Negro na Avenida Central

Autora: CELI SILVA GOMES DE FREITAS Filiação Institucional: UERJ Suas crônicas espelham...

Mauricio Pazz um músico que domina a arte de ligar o passado ao futuro

Conheça Maurício Pazz, um músico mais do que habilidoso, compositor...

Room by the Sea, por Adriana Graciano

Por Adriana Graciano Para Adriana Dias, em gratidão pelo empréstimo...

para lembrar

20 anos sem Oracy Nogueira, por Rafael Balseiro Zin

Neste 16 de fevereiro de 2016, recordamos os 20...

Da Black Rio à prisão na ditadura, Dom Filó quer criar a ‘Netflix negra’

De engenheiro civil, DJ, MC, produtor cultural, jornalista, apresentador...

Nicarágua: documentário sobre os afrodescendentes do caribe

  A população africana da Nicarágua está concentrada na costa...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=