A dupla de moçambicanos que dançou com Beyoncé

O mundo acabou. Dois grupos fazem um duelo no meio da poeira, carros em chamas e cenários de cortar à faca. A sensualidade trespassa o ecrã, não fosse este um clip de Beyoncé. Um grupo de homens olha com ódio, raiva e algum espanto para as mulheres, lideradas pela cantora. Ela começa a dançar. Dança estranha, como se os membros não lhe pertencessem, como se tudo fosse independente, e braços e pernas mexessem autonomamente. À sua frente, dois rapazes fazem a mesma dança. É o estilo sul-africano kwaito e eles são Mário Abel Bruce e Xavier Manuel Campione, ambos moçambicanos. Os W-Tofo já existiam antes de Beyoncé os conhecer, mas agora são famosos, foram vistos por milhares de pessoas e já não passam despercebidos em Moçambique.

O grupo ganhou popularidade após a sua participação, em 2011, no clip ‘Run the World (Girls)’ da cantora norte-americana Beyoncé.

Mário cresceu no Bairro Unidade H, em Maputo. Começou a dançar ao som de ritmos sul-africanos. «A maioria das rádios que havia na altura só dava músicas sul-africanas. Descobri que tinha talento e continuei a dançar na minha zona, em festinhas. Todos os meus amigos dançavam o kuduro. E, quando chegava a minha vez de dançar, era sempre muito aplaudido», conta Mário.

Do outro lado estava Xavito, no Bairro da Liberdade, também em Maputo. À semelhança do amigo, Xavito começou a dançar ainda criança, com cinco anos, ao som de músicas sul-africanas. O seu pai era militar e aos fins-de-semana trazia os amigos para casa, ligava a música e Xavito fazia o seu show, em troca de rebuçados. Foi um vídeo de uma actuação do grupo num casamento que chegou aos olhos de Beyoncé. A cantora procurava um estilo de dança diferente, e mandou a sua produção localizar os W-Tofo. Foi assim que o convite lhes chegou às mãos, por intermédio de um amigo, que recebeu uma chamada de um agente em Inglaterra.

Já eram procurados havia muito tempo e só faltavam alguns dias para os ensaios e gravação do vídeo. Tiveram apenas dois dias para tratar os documentos da viagem, passaporte, bilhete de identidade e visto. No terceiro dia, a 5 de Abril de 2011, embarcaram rumo a Inglaterra. Só lá ficaram a saber que o trabalho seria com Beyoncé. A ideia inicial era ensaiar com as bailarinas da estrela. Seguiram para os Estados Unidos, onde descobriram que a cantora mudara de ideias, preferindo tê-los no vídeo, a dançar ao seu lado. «É uma excelente pessoa e bastante profissional. No primeiro dia, ela ficou super cansada, pediu massagens principalmente nos pés, porque este estilo exige muita força, mas nunca pensou em desistir», narra Xavito.

Estiveram durante duas semanas nos Estados Unidos, tiveram de faltar às aulas, em período de avaliações, mas pediram um documento para justificarem as faltas e não perderem o ano.

Depois disso, a sua vida mudou. Recebem mais convites, são mais reconhecidos e vêem que o estilo kwaito é cada vez mais dançado. Hoje, o grupo quer que a dança seja vista como uma profissão em Moçambique e vão fazer a sua parte. Formar-se na área e aprender a tocar instrumentos musicais está nos planos para, mais tarde, poderem formar a sua banda.

 

 

 

+ sobre o tema

‘Nude não é uma cor, mas sim um conceito’

Quando lançou sua primeira coleção de sapatos nudes em...

Jay-Z recria Friends com negros e dá tapa na cara de séries embranquecidas

Há uma semana, o rapper Jay-Z lançou o provocativo...

Após ter filha, Serena Williams abre o coração em carta emocionante e agradece a mãe

A americana Serena Williams publicou nesta terça-feira nas redes...

Americana se apaixona por rapaz na balada e descobre que ele é príncipe

Americana se apaixona por rapaz na balada e descobre...

para lembrar

Modelo albina sul-africana se destaca na moda: “Sou negra com pele branca”

Refilwe Modiselle, ou Fifi, como gosta de ser chamada,...

Queen Latifah vai protagonizar nova série do criador de Empire

A emissora Fox deu mais um voto de confiança...

Turbante é tema de oficina no SESC Pinheiros

O turbante como signo de resistência e beleza negra...

Willow Smith é nomeada nova embaixadora da Chanel

Após assistir ao desfile de inverno 2017 da Chanel na primeira...
spot_imgspot_img

Veja o trailer de “Uma Dobra no Tempo”, de Ava DuVernay

Saiu o aguardadíssimo primeiro trailer de Uma Dobra no Tempo, filme dos estúdios Walt Disney dirigido por Ava DuVernay, conhecida principalmente por Selma – Uma Luta...

Oprah está simplesmente divina no 1º trailer de ‘Uma Dobra no Tempo’

Já estamos ansiosos para o filme! Saiu o primeiro trailer oficial do novo filme da Disney, Uma Dobra no Tempo, e já estamos ansiosos para a estreia...

Pantera Negra – Atriz fala sobre “mulheres guerreiras” de Wakanda: “Elas são o FBI por lá”

A atriz Danai Gurira, conhecida dos fãs de The Walking Dead como a durona Michonne, vai interpretar outra mulher forte em Pantera Negra: a líder das...
-+=