A menina e a bicicleta – Por Cidinha da Silva

O ano era 2114 e pai e filha passavam em revista, acessórios bizarros utilizados pelos humanos em séculos anteriores. Na seção dos escritores havia canetas, lápis, borracha, apontador, bloco de notas, caderno pautado e o mais intrigante, uma máquina de escrever.

O pai explicava à criança o funcionamento de cada coisa e esforçava-se para dar à menina uma ideia do que era uma mão, duas mãos, dez dedos, já que aquele povo não tinha mãos. Eles decidiram aboli-las depois de tudo de ruim que presenciaram os terráqueos manipulando com as próprias.

Depois a dupla deslocou-se até a seção de diversões. Encontraram uma bicicleta. A menina escrutinava o guidão, os pedais, o banco, as rodas, rodava os aros e deliciava-se com aqueles desenhos bonitos e indescritíveis que só os aros das bicicletas sabem fazer.

Mais tarde, na seção de instrumentos de tortura encontraram uma tranca de bicicleta. O pai já pensava em avisar aos educadores do museu que havia uma peça no lugar errado, quando a filha chamou sua atenção e juntos leram a descrição do objeto: “tranca de bicicleta – no século XX foi usada pelos humanos para fixar a bicicleta em postes ou outros locais enquanto não a utilizavam. No século XXI, alguns humanos deram-lhe outro uso. Passaram a empregá-la para prender o pescoço de garotos negros a postes (principalmente no país chamado Brasil), depois de espancá-los e ferir à faca, alegando a constituição de exemplo positivo para que outros rapazes iguais àquele, preso nu ao poste, não infringissem a lei dos brancos.”

O passeio pelo museu perdeu a graça para pai e filha. Agora precisavam pensar e visitas a museus são boas para isso: o que foi mesmo a humanidade no século XXI?

 

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Marina Silva defende as cotas em entrevista à CBN

Ouça a integra da entrevista     Ouça...

Debate entre equipe de Harvard e time de presidiários tem resultado surpreendente

Apenas alguns meses depois de ganhar o título nacional...

Obama volta a Washington para se dedicar por inteiro à campanha

O presidente americano Barack Obama voltou nesta terça-feira a...

Obama: Sim, ele pode, mas menos do que dizia

por: Clovis Rossi - Nove de cada dez analistas americanos...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=