A Revolta do Queimado e a luta dos negros e negras por Liberdade

Nesse Domingo, 21/03, em comemoração aos 161 anos da Insurreição do Queimado foi realizada 11ª Celebração Afro-popular ecumênica pelo Fórum Chico Prego com a representação de várias entidades do movimento negro. O objetivo é o resgate da memória de Chico Prego, Eliziário, João Monteiro e João da Viúva, e dos mais de 300 negros escravizados cuja história marca o principal evento de luta pela Liberdade ocorrido no Estado do Espírito Santo.

 

O evento contou com a participação de várias entidades do movimento popular, moradores e autoridades. Nos relatos populares a história é recontada de forma mais viva:

 

Saul Pereira relata que os negros vieram cantando pela estrada para receber a tão sonhada Alforria, prometida pelo Frei Italiano José Maria, em troca da construção da Igreja. Ao chegar encontraram as portas do Templo fechadas sem nenhuma explicação. Surpreendidos e exaustos, após meses de árduo trabalho na construção da Igreja, os mais de 300 homens, mulheres, crianças negras, se revoltaram exigindo o cumprimento do trato, já que a Igreja fora entregue pronta antes do dia de São José, conforme combinado.

 

Os trabalhadores escravizados então ficaram revoltados pela liberdade que fora prometida e não concedida, constituindo-se no estopim da rebelião. O movimento foi contido com extrema violência pela Polícia da Província e os negros e negras foram brutalmente assassinados e seus corpos jogados na lagoa hoje chamada “Lagoa das Almas”. Alguns sobreviventes foram para o município de Cariacica onde fundaram o Quilombo de Rosa d’ Água.

 

Dois líderes sobreviventes ao massacre tiveram destinos diferentes. Eliziário fugiu pela porta da cela deixada aberta – no que foi considerado pelos escravos como um milagre atribuído a Nossa Senhora da Penha, já Chico Prego foi enforcado em praça pública, merecendo hoje uma estátua numa praça no município da Serra além de ter seu nome batizado a Lei Muncipal de Incentivo a Cultura daquela cidade.

 

Dona Cléria da Vitória Rangel, 79 anos, neta da escrava Benvinda, ouviu de sua avó que a Igreja foi construída com pedras divididas por tamanhos, sendo que as pedras pequenas – do tamanho de um punho – eram carregadas pelas crianças algumas com apenas seis anos de idade e as maiores pelos mais velhos que as carregavam em longas distâncias e em subidas íngremes. Ouviu também que o trabalho era árduo e feito dia e noite inclusive domingos e feriados para que fosse cumprido o prazo. Traz ainda viva na lembrança que foi batizada na Igreja e que era muito bonita com uma fonte de água na frente e cujo interior era adornado com ouro.

 

Já Dona Marilda Luiza da Boa Morte, 63 anos, filha de um Sergipano – Artêmio Narciso Vieira relata que se casou na antiga Igreja e que o pai comprou um terço de terra criando seus filhos em São José dos Queimados com muita dificuldade trabalhando na lavoura. Disse também que no lugar funcionava a “Lei do mais forte” e que deixou sua terra aos 39 anos debaixo de muito sofrimento. Tinha que carregar água na cabeça. Seu pai tinha muita dificuldade de escoar a produção usando quase sempre a Canoa Bela Vista até Santo Antônio, hoje bairro de Vitória. Relata que a Igreja foi destruída pelos próprios moradores, em busca do ouro que se dizia estar escondido nas paredes. Outro fato que contribuiu para a ruína da Igreja foi o abandono pelo Pároco que tinha por nome José, responsável pelas missas que passaram a ocorrer apenas de tempos em tempos e que a comunidade local foi se dispersando e vendendo suas terras para morar na cidade em busca de melhores condições de vida.

Atualmente, as ruínas do Cemitério e da Igreja de São José do Queimado tem que ser sustentadas por cabos de aço para não caírem completamente. O local é de difícil acesso e não possui sinalização adequada para o visitante. Segundo o Vereador da Serra, José Carlos, existe um projeto de lei no Legislativo Estadual para tornar o local patrimônio histórico e assim viabilizar recursos para a conservação e melhorias no local.

Manter vivo o espírito da Insurreição do Queimado é muito importante para a construção da Identidade Racial e cidadania representada pelo tema dessa 10ª Celebração na frase atribuída a Marcos Garvey: “O povo que não conhece a sua história, a sua origem e a sua cultura é como uma árvore sem raízes.”

 

Fonte: Portal Vermelho

+ sobre o tema

50 Cent é processado por colocar vídeo caseiro de sexo na internet

O rapper 50 Cent foi processado por uma mulher da...

Alcione

Alcione Nazareth (São Luís, 21 de novembro de 1947)...

Lupita Nyong’o é o novo rosto da marca de beleza Lancôme

RIO - Lupita Nyong'o segue alçando voos cada vez...

Rock in Rio 2015: Seal é a última atração confirmada e completa o line-up do festival

Confirmada a última atração que faltava para a lista...

para lembrar

Não É Pela Moral, É Pela Política E Com A Esquerda Preta!

Professores, pesquisadores e militantes do movimento negro se reuniram...

Incra reconhece território quilombola pela primeira vez no Paraná

Foto: Carolina Goetten Portaria de reconhecimento oficializará os limites da comunidade...

‘Mudbound: Lágrimas sobre o Mississippi’ traz à tona temas importantes

O longa dirigido por Dee Rees tem roteiro afiado,...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=