A viagem musical de Yusef Lateef

Por: André Sollitto

Assistir a um show do saxofonista Yusef Lateef é uma verdadeira viagem musical. O norte-americano de 90 anos é conhecido como um dos inventores da world music graças à mistura que fez de jazz e música árabe no ótimo disco Eastern sounds. Foi um dos grandes nomes do hard bop e lançou dezenas de discos, que passeiam pelo soul, pelo blues e pela música de várias partes do mundo. Em seu último disco, Towards the unkown, ele acrescentou poesias e toques de free jazz a seu vasto repertório musical.

Toda essa mistura estava presente nos dois shows que ele fez no Sesc Pompeia. Mas quem esperava standards ficou surpreso. O músico apresentou um grande painel musical que durou cerca de 70 minutos. Assisti ao show no domingo. Yusef tocou flauta, piano, saxofone e mais um punhado de instrumentos de sopro diferentes. O baixista, William Parker, um dos grandes baixistas do free jazz, segurava as bases para a improvisação frenética do resto do grupo. Thomas Rahrer tocou sua rabeca de maneira agressiva, tirando sons dos lados do instrumento. O vibrafonista Jason Adasiewicz era um show à parte: com uma grande barba, ele ficava se contorcendo enquanto tocava seu vibrafone com arcos de violino. No meio da bagunça, o baterista brasileiro Maurício Takara, do Hurtmold, atacava sua bateria e o trompetista Rob Manzurek tirava sons estranhos de seu instrumento. Uma viagem sonora em que era possível perceber toques de sons da natureza e de música árabe. Uma experiência muito interessante, sem dúvida, mas confesso que senti falta dos standards.

A repórter Laura Lopes assistiu ao show de sábado. Confira suas impressões:

Fui assistir Yusef Lateef no susto. Uma amiga me convidou uma hora antes do show começar, e rumei em direção ao Sesc Pompéia sem saber o que viria pela frente. E, mesmo que imaginasse, não conseguiria acertar. Os primeiros 10 minutos foram uma resistência ao espectador desavisado. Sabe orquestra ou banda quando está afinando instrumento? Então, é mais ou menos isso. Mas longo. Percebi que se tratava de um jazz mais experimental do que tradicional. E não fui só eu: as pessoas que me acompanhavam também tiveram a mesma ideia.

Depois dessa longa introdução, a banda começou a tocar o que, aos meus ouvidos bem destreinados, soava algo com um pouco mais de unidade, ainda que experimental. É porque, no começo, parecia que um instrumento não falava com o outro. Agora, eles começavam a combinar, mas a comunicação ainda ficaria um pouco truncada. No meio do show, no entanto, veio uma explosão de jazz, de arrepiar mesmo. Um puta som, que poderia ter durado o show inteiro.

Acho que o começo, em que os músicos parecem hipnotizar o público através de um “mantra multi-instrumental”, é um recurso para criar clímax no show. No fim, o bis voltou ao experimental, como se cada um retrucasse o som proposto pelo outro, numa ciranda de tons e vibrações. Percebi muitos sons da natureza, de animais ou instrumentos rudimentares de tribos africanas. Mas o melhor já tinha passado.

No vídeo abaixo é possível assistir a um trecho da apresentação.

Fonte: Colunas Época

+ sobre o tema

para lembrar

Resultado da segunda chamada do ProUni sai nesta segunda-feira

Brasília – Os estudantes que se inscreveram no Programa...

Gestão Kassab: escolas paulistanas têm mesmo Ideb de cidades bem mais pobres

Por Cida de Oliveira, da Rede Brasil Atual As escolas...

UNEB estreia projeto “PRAES Entre Nós” com live sobre racismo institucional

A UNEB vai realizar, nesta quinta-feira (28), às 16h,...

Lei torna obrigatória a notificação de casos de bullying no Rio

Os casos de bullying e de violência contra...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=