Académico defende línguas africanas como ferramenta indispensável na democratização do continente

Luanda – O académico Dionísio José defendeu hoje, terça-feira, em Luanda, que as línguas nacionais representam uma ferramenta de extrema importância para a democratização de uma sociedade em desenvolvimento, como meio de aproximação entre os órgãos decisores e o cidadão.

Em declarações à Angop à margem da palestra realizada na Faculdade de Ciências Sociais com o tema “O censo comum e as ciências sociais”, o académico realçou que as línguas nativas desempenham um instrumento de mais-valia para a democratização das sociedades, principalmente africanas.

Para o académico, os Estados africanos devem criar políticas que apontam a utilização das Línguas nativas, nas diversas instituições, com a finalidade de facilitar a aproximação entre os cidadãos e os governantes.

“Os africanos, na sua maioria, não dominam a língua oficial do Estado moderno, logo é indispensável a utilização das mesmas como meio de educar e informar os cidadãos”, comentou o académico.

Para o caso angolano, o académico reconheceu que embora de forma ainda tímida, mas já se deu passos nesta vertente, tendo destacado os órgãos de informação do país que já utilizam as línguas locais para informar o cidadão.

Estiveram presentes nas palestras professores e estudantes da referida instituição universitária e teve como palestrante o professor moçambicano Elísio Macamo.

 

 

Fonte: Angola Press

+ sobre o tema

Egbé Mostra de Cinema divulga lista dos filmes selecionados em 2022

Com 227 filmes inscritos de todas as regiões do...

Me gritaron negra! A poeta Victoria Santa Cruz

A poeta Victoria Santa Cruz é uma expoente da...

Frederick Douglass, o filho de uma escrava com um branco que se tornou líder abolicionista

Frederick Douglass, um escravo fugitivo de 23 anos de...

para lembrar

“Um por todos e todos por um”: A história do escritor negro, Alexandre Dumas.

Alexandre Dumas é considerado um dos maiores romancistas franceses....

Médicos de Cuba en Haití: la solidaridad silenciada

Los cerca de 400 cooperantes de la brigada médica...

10 Características do consumidor africano

A Boston Consulting Group (BCG), empresa de consultoria...
spot_imgspot_img

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...
-+=