Africa Brasil: A integração através da educação

– Fonte: O Povo Online –

Foto: iStockphoto/Getty Images

“O governo brasileiro tem se pronunciado com clareza que o Brasil tem uma dívida histórica com a África”. Com essa afirmação do presidente Lula se constata que o Brasil cada vez mais se consolida com um grande aliado e parceiro dos países africanos.

Outra verificação que pode ser feita é que as universidades brasileiras estão mais próximas de suas congêneres em outros paises facilitando assim a mobilidade de alunos e professores.

Considerando esses dois fatores, o governo de Lula está viabilizando a instalação da Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira -UNILAB,com a intenção de agregar os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Das 5000 vagas ofertadas, a metade se destina aos estudantes brasileiros e a outra metade para estudantes africanos.

Em julho desse ano a Unesco realizará em Paris a Conferência Mundial de Educação Superior. O órgão das Nações Unidas definiu a África como seu foco principal e já solicitou que os países membros coloquem o continente africano em sua agenda. O Brasil deverá anunciar ali a criação da Unilab, como contribuição brasileira.

O Brasil assume dessa forma novas responsabilidades no cenário internacional, pois além da UINLAB,estão previstas a criação da UNILA(Universidade Federal da Integração Latino-Americana,em Foz do Iguaçu) e da UNIAM (Universidade de Integração Amazônica,em Santarém).

Matéria original: A integração através da educação

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

SP desiste de regra para contratar docente

Por: FÁBIO TAKAHASHI Com falta de professores, Estado abre...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Republicanos querem demissão de líder democrata por “comentário racista” contra Obama

O Partido republicano reclama a demissão do senador democrata...

Estudante da USP é eleita presidente da UNE

Filiada ao PCdoB, Virgínia Barros quer aumentar a pressão...

Camarotização: por que o brasileiro gosta tanto de segregar o espaço?

Para especialista, o acesso das camadas mais populares ao...
spot_imgspot_img

Ser menina na escola: estamos atentos às violências de gênero?

Apesar de toda a luta feminista, leis de proteção às mulheres, divulgação de livros, sites, materiais sobre a valorização do feminino, ainda há muito...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Como a educação antirracista contribui para o entendimento do que é Racismo Ambiental

Nas duas cidades mais populosas do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, o primeiro mês do ano ficou marcado pelas tragédias causadas pelas...
-+=