Africa Brasil: A integração através da educação

– Fonte: O Povo Online –

Foto: iStockphoto/Getty Images

“O governo brasileiro tem se pronunciado com clareza que o Brasil tem uma dívida histórica com a África”. Com essa afirmação do presidente Lula se constata que o Brasil cada vez mais se consolida com um grande aliado e parceiro dos países africanos.

Outra verificação que pode ser feita é que as universidades brasileiras estão mais próximas de suas congêneres em outros paises facilitando assim a mobilidade de alunos e professores.

Considerando esses dois fatores, o governo de Lula está viabilizando a instalação da Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira -UNILAB,com a intenção de agregar os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Das 5000 vagas ofertadas, a metade se destina aos estudantes brasileiros e a outra metade para estudantes africanos.

Em julho desse ano a Unesco realizará em Paris a Conferência Mundial de Educação Superior. O órgão das Nações Unidas definiu a África como seu foco principal e já solicitou que os países membros coloquem o continente africano em sua agenda. O Brasil deverá anunciar ali a criação da Unilab, como contribuição brasileira.

O Brasil assume dessa forma novas responsabilidades no cenário internacional, pois além da UINLAB,estão previstas a criação da UNILA(Universidade Federal da Integração Latino-Americana,em Foz do Iguaçu) e da UNIAM (Universidade de Integração Amazônica,em Santarém).

Matéria original: A integração através da educação

+ sobre o tema

para lembrar

Unesp divulga a prova e o gabarito da primeira fase do vestibular 2010

Dos 76.518 candidatos, 5.012 não fizeram a prova. G1 vai...

MEC anuncia resultado do Prouni, mas candidatos não conseguem consultá-lo

Resultado da primeira chamada é publicado na manhã desta...

A educação não é tarefa individual

Mario Sergio Cortella é filósofo, mestre e doutor em...

Nova África mostra o berço da humanidade

O episódio de estreia da segunda temporada do Nova...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=