Agregadora na família e na defesa da população negra

Solimar Carneiro, umas das fundadoras do Instituto Geledés, morreu em São Paulo nesta terça (11) aos 66 anos

Solimar Carneiro nasceu em São Paulo, em uma família de sete filhos, família combativa, que se tornaria referência na atuação pelos direitos da negritude.

Irmã da filósofa e escritora Sueli Carneiro, Solimar é uma das fundadoras do Geledés Instituto da Mulher Negra, em 1988, do qual era diretora. Assumiu a presidência da organização por dois mandatos, entre 2003 e 2009.

Coordenou iniciativas pioneiras, como o Projeto Grio e o Projeto Rappers, tidos como estratégicos para consolidar o hip hop como manifestação cultural e plataforma de expressão da juventude negra.

Teve ainda participação ativa nos processos administrativos do instituto e dedicou-se a iniciativas de inserção de pessoas negras no mercado de trabalho.

“Ela foi um suporte de várias frentes da organização. Contribuiu de forma efetiva com o trabalho com a juventude. Teve um trabalho muito produtivo com diversas gerações dentro da organização, desde o hip hop até o processo de fomentação ao mercado de trabalho pensando em jovens negros”, diz Natália Carneiro, sobrinha, diretora e coordenadora de Comunicação do Geledés.

É lembrada como uma pessoa de pensamento e atuação 100% estratégicos, já que trabalhava de forma efetiva para a formação de novas lideranças negras.

“A morte de Solimar Carneiro é uma perda irreparável para o movimento negro e o movimento de mulheres negras. Geledés Instituto da Mulher Negra e todos aqueles que tiveram o privilégio de trabalhar ao lado de Solimar Carneiro expressam profundo carinho por todos os momentos memoráveis que passaram com essa grande líder”, afirma o Geledés.

Solimar era agregadora e sempre tinha pessoas ao seu redor, seja em casa ou no instituto.

“Ela sentava com a gente para conversar de questões de namoro, de sexualidade e várias outras que, muitas vezes, a gente não estava acostumada a conversar com os nossos pais, com os irmãos”, lembra Natália.

Após a morte da mãe, a família passou a se reunir na casa de Solimar.

“Solimar era a pessoa que recebia a família. Todos os domingos era na casa dela. Ela cozinhava, o Natal era feito na casa dela, depois da morte da nossa avó. Então, ela é a pessoa que sempre recebia, tanto na organização do Geledés quanto no núcleo familiar. Fica sempre de lembrança a forma com que ela recebia cada um dos integrantes da família ou os agregados”, diz Natália.

Solimar morreu nesta terça-feira (11) em São Paulo, aos 66 anos. Deixou três irmãos e três irmãs.

+ sobre o tema

Morre o ativista Ivan Rodrigues Costa

O Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN/MA), a...

João Cândido: Ex-marinheiro morreu pobre aos 89 anos

Em 22 de novembro de 1910, inconformados com os...

Mãe Beata de Iemanjá, ialorixá, escritora e militante social, morre aos 86 anos

Morreu neste sábado a ialorixá, escritora e militante de...

Morre Edyr de Castro, integrante das Frenéticas

Morreu na manhã de terça-feira, aos 72 anos, no...

para lembrar

Michael Jackson

Michael Joseph Jackson (Gary, 29 de agosto de 1958 — Los Angeles, 25 de junho de 2009) foi...

Sempre chorei por Michael Jackson

por: Solimar Carneiro - Chorei quando estava apaixonada por ele: eu...

Solimar Carneiro, fundadora de Geledés Instituto da Mulher Negra, faz sua passagem para o Orun

Morreu nesta terça-feira (11), aos 66 anos, Solimar Carneiro,...

Entidades, lideranças políticas e amigos prestam homenagem à Solimar Carneiro

Diversas entidades e ativistas prestaram homenagens à fundadora e...
spot_imgspot_img

Solimar Carneiro, por Cidinha da Silva

As organizações políticas são representadas pelas lideranças, aquelas pessoas que desenham o rosto externo do coletivo, que elevam a voz e defendem propostas e...

‘Perda irreparável pro movimento negro’, diz Geledés sobre morte de Solimar

Desde o dia 14 de maio de 1888, dia seguinte à assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel, a população negra então "liberta" passou...

Fundação Cultural Palmares expressa pesar pela morte de Solimar Carneiro, fundadora do Geledés

A Fundação Cultural Palmares expressa profundo pesar pela morte de Solimar Carneiro, uma das fundadoras de Geledés Instituto da Mulher Negra. Solimar morreu nesta...
-+=