Solimar Carneiro, por Cidinha da Silva

As organizações políticas são representadas pelas lideranças, aquelas pessoas que desenham o rosto externo do coletivo, que elevam a voz e defendem propostas e propósitos na cena pública. É delas que se fala mais, a elas destinam-se o reconhecimento, os tributos, as celebrações.

Do lado de dentro há pessoas obreiras, operárias, que executam tarefas definidas pelas cabeças-líderes e, aliadas às lideranças internas,  proporcionam estrutura para que  a máquina funcione.

Solimar Carneiro, fundadora e ex-presidenta de Geledés, desempenhava o papel de organização e sustentação nos bastidores, fora dos holofotes. Não gostava de aparecer, de viajar; trabalhava, pensava, formulava, organizava, trabalhava mais, colocava as coisas e pessoas em movimento, sempre cuidadosa, carinhosa, atenta aos aspectos humanos que às vezes escapam à política.

Quem viu a organização nascer e acompanhou seu trabalho ao longo das duas primeiras décadas, sabe que o projeto Geledés – Instituto da Mulher Negra vingou e é vitorioso porque contou com a dedicação integral de Solimar Carneiro e o suporte incondicional desta a Sueli Carneiro. Exu e Ogum, irmãos inseparáveis, cumprindo a tarefa de dinamizar o mundo, forjar as ferramentas de plantio e arar a terra.

+ sobre o tema

O feminismo chegou ao mundo da moda?

"Todos devíamos ser feministas”. Se há uns dias me...

Memória, visibilidade e orgulho lésbico

"Aqui no gueto todo dia é um confronto, aqui...

Tirar foto de uma mulher sem consentimento dela é assédio!

NA LUTA CONTRA O MACHISMO PARA QUE A MULHER...

Marcha das Vadias sai às ruas de SP contra violência sexual

Concentração do ato, que ocorre neste sábado (24), será...

para lembrar

Sete em cada 10 mulheres têm medo de assédio no carnaval

No Brasil, país que, até a atualidade, tem sua...

Mato Grosso do Sul: Começa hoje campanha pelo fim da violência contra a mulher

A Secretaria Municipal de Assistência Social promove, a partir...

Ataques homofóbicos expõem divisão sobre casamento gay na França

As denúncias de agressões homofóbicas estão aumentando na França,...
spot_imgspot_img

Morre Iara Deodoro, bailarina e referência da dança afro-gaúcha

A comunidade negra gaúcha está de luto. Morreu nessa sexta-feira (28) a bailarina, coreógrafa e ativista Iara Deodoro, 68 anos, referência da dança afro-gaúcha...

Serena Williams sobre maternidade: “Algumas mulheres têm um bebê e, em uma semana, precisam estar no trabalho ou são demitidas”

Cerca de dois anos após se aposentar do tênis profissional, Serena Williams refletiu sobre conciliar a maternidade com sua carreira. Em entrevista à Glamour dos...

Mulheres fazem ato no Masp no Dia de Luta pela Legalização do Aborto

Centenas de mulheres realizaram uma manifestação em defesa da legalização do aborto em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na região...
-+=