AH! Se não fossem elas…

Por *Mauricio Pestana

 

OPINIÃO DE RAÇA

Certa vez, ao produzir um material didático intitulado Educação Diferenciada, primeiro trabalho que realizei pautando o universo feminino, dialogava com uma grande companheira feminista sobre semelhanças e diferenças entre mulheres e homens negros na luta pela igualdade.

Como de costume, minha amiga filósofa, formada por uma das mais conceituadas universidades do país, sentenciou com uma só frase: “Se não fossemos nós, vocês homens negros, nem estariam aqui.” Foram anos tentando decodificar o que a frase simples, mas cheia de significado, esboçava. Do ponto de vista materno, pensei, realmente, sem a figura da mulher, não teríamos homens e nem mesmos mulheres, mas com o tempo pude perceber que aqueles dizeres tinham mais a ver com os mistérios e os segredos do universo feminino, que vão muito além do delicado ato de dar à luz, pois o mesmo precede de escolha, sedução e decisão, e o tempo me fez perceber que nestes quesitos a palavra final é sempre delas.

Quanto mais convivi, mais aprendi com essas mulheres; seja na condição de filho, pai, companheiro, namorado, sobrinho, tio, amigo e, algumas vezes até, como adversário. Sempre a frase de muitos sentidos aparecia para reflexão, pois a existência física e moral nas famílias negras passam essencialmente por elas. No meu caso, tive a felicidade de ter a maternidade, em alguns momentos, disputada; lembro-me do dia em que uma dessas poderosas que tanto admirei chegou para minha mãe e disse: “Cida, esse menino é meu filho, e sabe por quê? Filho, amigo e irmão de verdade são o que a gente escolhe e não aqueles que aparecem em nossas vidas.” Seu nome: Tereza Santos.

Homenagear quem, ao longo de cinco séculos, tem se constituído como um dos alicerces não só das famílias negras, mas sim desta nação, é mais que um dever: é a obrigação de um país que tem uma dívida histórica com essas mulheres. Dívida essa iniciada lá na África, quando lhes arrancaram seus filhos para serem, aqui, escravizados, depois elas tiveram que suportar a jornada dupla de sustentação
de suas famílias e dos seus senhores, e mais tarde, no pós- escravidão, continuaram nas cozinhas para dar sustento a suas famílias, uma vez que para o homem negro o sistema havia reservado apenas desemprego e uma tal lei da vadiagem.

Hoje, muito além dos serviços domésticos, elas disputam o mercado de trabalho e sobressaem nas mais variadas profissões. São juízas, delegadas, psicólogas, atrizes, professoras, ativistas sociais, cabeleireiras, produtoras, jornalistas, coronéis da polícia militar, empresárias e existe uma que é capitão de fragata na marinha brasileira. Segundo o último censo do IBGE, grande parte delas são chefes de família no Brasil, mas continuam na base da pirâmide econômica e, por conta da discriminação racial, recebem os piores salários mesmo quando exercem o mesmo trabalho de um homem ou de uma mulher branca e até do companheiro negro.

Mas, apesar do histórico de opressão, essas Marias, Beneditas, Luislindas, Terezas, Suelis, Alaídes, Penhas, Clarices, Fernandas, Aparecidas, Graças, Isabéis, Lecis, Iaras, Olívias, Marinas, Ivetes, Estelas, Patrícias, Simones, Valquírias, Renatas, Célias, Ivones, Raquél’s e muitas outras famosas e anônimas resistiram, persistiram, choraram, sonharam. E desses sonhos e resistências florescem a essência da alma e da vida do povo brasileiro. Por isso, neste mês é possível afirmar sem sombra de dúvidas: Ah! Se não fossem elas… Realmente não estaríamos aqui.

* Mauricio Pestana é diretor executivo da Revista Raça Brasil.

 

 

Fonte: Opinião de Raça

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

A sociedade civil numa democracia em transformação

Por Vera Masagão, diretora executiva da Abong O mundo tem experimentado,...

Demóstenes: ‘Importante é a causa’

Por Saul Leblon Demóstenes Torres Mais um torquemada da...

Aécio Neves tem carteira apreendida após se recusar a fazer teste do bafômetro

  Senador e ex-governador de Minas gerais, Aécio Neves (PSDB-MG)...

Eleições 2018: 10 ações urgentes contra as desigualdades no Brasil

Oxfam Brasil lista conjunto de medidas de enfrentamento das...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=