Alagoano herdou culinária, danças e costumes da cultura negra.

A influência dos hábitos alimentares, da dança, linguagem e outras tradições provenientes das matrizes africanas estão presentes no cotidiano dos alagoanos, independente da posição que ocupam na pirâmide socioeconômica e cultural.

Muita gente desconhece, por ignorância ou preconceito, que a população, não importando a cor da pele e descendência, herdou muito da cultura negra, a exemplo do movimento do corpo por meio do pagode, forró, axé e samba; o ninar do bebê; a culinária e até a linguagem, uma vez que não adota a forma imperativa da língua portuguesa e opta pelo vocabulário mais direto e menos formal.

A opinião é do professor de história do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) e pesquisador do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (Neab), Zezito de Araújo. De acordo com ele, o modo de fazer a comida dos alagoanos, nordestinos e brasileiros sofreu forte influência da alimentação dos africanos. “Vale diferenciar a comida votiva (oferecida em rituais às entidades espirituais) da preparada nas cozinhas para a degustação da família. A primeira não usa certos condimentos para não prejudicar determinadas entidades”, distinguiu Zezito.

De acordo com ele, o inhame, a galinha, a pipoca, o óleo dendê e outros itens da culinária alagoana são bastante utilizados nas práticas religiosas dos terreiros, mas preparados com tempero e motivo diferentes. “Uma coisa é fazer o prato para a residência e outra é usá-lo com outros condimentos que têm significado simbólico para os adeptos dos rituais afros”, afirmou o professor, lembrando que saber as diferenças e semelhanças entre a culinária negra e a sua repercussão na alimentação do alagoano contribui para a quebra de tabus e práticas preconceituosas.

“É importante saber que esta alimentação, a exemplo do inhame, faz parte do ritual de qualquer religião e, no caso da matriz africana, cada entidade espiritual recebe uma alimentação e ritual específicos. “O inhame é uma raiz presente no continente africano que foi usada nos rituais religiosos e incorporada na culinária dos alagoanos”, explicou Zezito. Uma observação interessante que o estudioso no assunto faz é que, nos ritos sagrados, os pais e mães de santo não utilizam o sal no preparo dos alimentos ofertados aos deuses, substituindo-o por ervas.

A dança é outro elemento que os negros trouxeram e que reflete na forma como os alagoanos movimentam os corpos, a exemplo do forró, axé, pagode e samba. “Vale ressaltar que estes ritmos não são coisas de baiano como muitos acreditam, mas se devem à herança africana. Nos rituais dos terreiros, cada entidade recebe um tipo de dança”, diz Zezito de Araújo, ressaltando que a dança europeia não mexe os quadris como as de matrizes africanas. Segundo ele, a capoeira é uma dança de origem negra que ficou de fora das atividades clássicas como o balé.

O alagoano também herdou dos africanos a forma dengosa e carinhosa de tratar os filhos, a exemplo das expressões adotadas como cafuné, dengo e até o jeito de ninar e carregar os bebês no colo. “A mãe negra deixou de criar e mimar seu filho para cuidar e amar o do branco. A ama de leite deixou de amamentar seu bebê para amamentar os filhos dos brancos. Muita gente não percebe a rica construção cultural que os africanos nos legaram”, destacou.

Exposição – O pesquisador do Neab e professor de História, Zezito de Araújo, destaca que, no período de 16 a 19 deste mês, a Faculdade de Educação e Comunicação (Fecom) exibe, das 8h às 22h, de segunda à sexta-feira, fotografias da exposição intitulada Mãos Negras. O objetivo é levar ao público certas formas de produção intelectual das populações afrobrasileiras. Segundo ele, os negros são mostrados no período colonial e imperial como trabalhadores braçais e não como produtores de conhecimento.

“Eles não trabalharam apenas na cana de açúcar, mineração e café, mas na construção da arquitetura, artes religiosas, engenharia, no processo de industrialização do açúcar e até na exploração do ouro da fase bruta à transformação em pedra preciosa”, enfatizou o professor.

Fonte: Alagoas em Tempo Real

+ sobre o tema

Livros angolanos expostos em Lisboa serão matéria de estudo

Lisboa (do correspondente) – Alguns dos 50 títulos...

Fifa se desculpa por desrespeito de consultora a africanos e sul-americanos

A Fifa pediu desculpas pelas declarações desrespeitosas a africanos...

Fundação Palmares quer que Cais do Valongo, no Rio, vire patrimônio da humanidade

Brasília – A Fundação Cultural Palmares quer tornar o...

para lembrar

Aláfia, para além da “África teórica”

Por Igor Carvalho, Uma banda que carrega em sua música...

Casa Branca do Engenho Velho

Casa Branca do Engenho Velho, Sociedade São Jorge do...

Iemanjá – Lenda, Mito e Sincretismo Religioso

Iemanjá (yemanjá), a Rainha do Mar, mãe de quase...

Hoje na história, 15 Dia da Umbanda : Homenagem pede respeito e fim do preconceito

A Câmara realizou nesta segunda-feira (12), sessão solene em...
spot_imgspot_img

Saiba quem é Mayara Lima, a princesa de bateria que viralizou na internet

Mayara Lima, cujo vídeo ensaiando com a bateria da Paraíso do Tuiuti em perfeita sincronia viralizou na última semana, tem só 24 anos, mas mais da...

Semana de 22: clubes negros mostraram um Brasil além de A Negra, de Tarsila

O mês de fevereiro de 1922 foi bastante agitado em São Paulo por conta do início daquele que viria a ser o marco do...

Festival Perifericu celebra processos artísticos LGBTQIA+ realizados nas periferias

São Paulo, janeiro de 2022 - O Perifericu – Festival Internacional de Cinema e Cultura da Quebrada, evento que tem como objetivo valorizar as...
-+=