Ao ritmo das águas e da musicalidade afro-indígena, Héloa lança o álbum ‘Opará’

Cantora sergipana estará no programa “Hora do Rango” desta quinta-feira, a partir do meio-dia, na 98.9 FM

No Rede Brasil Atual

As 10 faixas do novo álbum de Héloa passeiam pelo Rio São Francisco, o sertão, os povos ribeirinhos e os saberes tradicionais das matrizes africanas e indígenas. (Foto: LARISSA BIONE)

Héloa é a convidada do programa Hora do Rango desta quinta-feira (5), a partir do meio-dia, na Rádio Brasil Atual. A cantora e compositora está lançando seu segundo álbum de estúdio, Opará. Segundo a artista, o novo trabalho tem o ritmo das águas e das marés como fio condutor das 10 faixas que o compõem.

“Esse disco surge de uma grande vivência e entrega ao universo religioso e sagrado do candomblé e indígena, marcado pela minha iniciação e consagração para o chamado ancestral. A partir daí se abre um novo olhar diante da minha própria carreira e vida. Mergulhei nas tradições afim de desconstruir e descolonizar cada vez mais meu pensamento e trazer uma produção horizontal e em consonância com o modo de vida desses povos. Refletindo sobre o tempo e o sagrado em mim”, explica a cantora sergipana.

Como resultado, o álbum traz o imaginário do Rio São Francisco, a magia do sertão, dos povos ribeirinhos, dos saberes tradicionais das matrizes africanas, indígenas e das diversas formas de resistência. Para as canções, além das faixas compostas pela própria artista, há uma em parceria com a baiana Luedji Luna e outras assinadas pelos mineiros Sérgio Pererê e Luiz Gabriel Lopes, além do paraense Saulo Duarte. A inspiração é a musicalidade afro-indígena e nordestina brasileira, em contato com a música negra produzida também em países como Cabo Verde, Angola, Cuba e Moçambique.

No disco, a voz de Héloa passeia entre o lírico e o popular, com sotaque e interpretações que lhe garantem versatilidade. Destaque para as participações especiais de Seu Mateus Aleluia, Fabiana Cozza, Mestrinho, indígenas da aldeia Kariri-Xocó e o grupo Mulheres Livres, um coral formado na Penitenciária Feminina de São Paulo, com seis sul-africanas e duas malaias que compartilham o talento que descobriram no cárcere.

O programa

O Hora do Rango, apresentado por Colibri Vitta e premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), recebe ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sempre um convidado diferente com algo de novo, inusitado ou histórico para dizer e cantar. Os melhores momentos da semana são compilados e reapresentados aos sábados e domingos, no mesmo horário.

+ sobre o tema

O poder da beleza negra, na Vogue Itália

O poder da beleza negra, na Vogue Itália. A Vogue...

Beyoncé contrata 200 dançarinos africanos para novo clipe

Beyoncé contratou mais de 200 bailarinos africanos para o...

Camila Pitanga conta que faz terapia desde os 16 anos

Camila Pitanga falou com a Marie Claire e contou que faz...

Hoje na História, 1973, nascia Isabel Filardis

Isabel Cristina Teodoro Fillardis mais conhecida como Isabel Fillardis...

para lembrar

Thriller, clássico de Michael Jackson, será exibido em IMAX nos EUA

Videoclipe de 1982 chegará às telonas junto com sessões...

Jaden Smith anuncia que está namorando rapper famoso acusado de homofobia

Jaden Smith contou a novidade durante o show e...

Liniker: ‘O afeto é uma força política necessária’

Três anos (e três turnês na Europa) depois do...

DJs indígenas militam em favor de igualdade racial e de gênero

Cris Pantoja e Renata Machado caíram na profissão de...
spot_imgspot_img

Beyoncé revela ter psoríase e fala sobre sua relação com o cabelo ao lançar linha de cosméticos

Beyoncé revelou em uma entrevista ter psoríase no couro cabeludo. Ela falou sobre o assunto em uma entrevista à revista "Essence", publicada no site no...

Por que Bob Marley é um ícone dos direitos humanos

Ao se apresentar em junho de 1980 na cidade alemã de Colônia, Bob Marley já estava abatido pela doença. Ainda assim, seu carisma fascinou...

Saiba quem é o neto de Bob Marley que emplacou sucesso na Billboard; ouça a canção

YG Marley, nome artístico de Joshua Marley, neto do icônico cantor de reggae Bob Marley, estreou no Billboard Hot 100 com o single “Praise Jah...
-+=