Apresentadora de afiliada da CNN compara seu colega negro a um gorila de zoológico

No dia seguinte ela se desculpou ao vivo, mas o fato já tinha ganho imensa repercussão nas redes

Da Revista Fórum

Reprodução/CNN

Um comentário racista feito pela apresentadora Alex Housden, branca, sobre seu colega Jason Hackett, negro, durante um programa da KOCO-TV, afiliada da CNN em Oklahoma (EUA), causou grande desconforto e irritação. Housden comparou Hackett com um gorila que apareceu em uma das reportagens do telejornal conduzido por eles.

“Ele é meio parecido com você”, comentou a apresentadora, deixando Hackett sem saber como reagir. A fala gerou grande repercussão nas redes. “Estou chocado com o seu racismo no ar e com o seu desrespeito com um colega de trabalho e todos os afroamericanos”, disse um telespectador nas redes sociais.

No dia seguinte, após as reações, Housden admitiu que o comentário era ofensivo e pediu desculpas ao colega e a quem mais se abalou. “Estou aqui para me desculpar não apenas com o meu colega de trabalho, mas com toda a comunidade. Disse algo inapropriado e feri pessoas”, declarou.

Hackett aceitou as desculpas, e disse que o episódio, que “o feriu profundamente e feriu também boa parte da comunidade”, deve servir como aprendizado de que as palavras importam.

“Quero que este seja um momento de aprendizado. A lição aqui é que as palavras importam, não há dúvida sobre isso. Estamos nos tornando um país mais diversificado e não há desculpas. Precisamos que entender os estereótipos. Temos que entender as origens do outro e as palavras que machucam profundamente. Precisamos substituir essas palavras por amor e palavras de afirmação também”, declarou o apresentador.

+ sobre o tema

Afro-Brazilian Actress Taunted by Fellow Brazilians on Facebook After Revealing Her Natural Hair

Afro-Brazilian Actress, Taís Araújo, was hit with a barrage of racist...

Economista baiano tem artigo cientifico aprovado em Congresso no Canadá

Doutor em Administração Pública e Mestre em Economia pela...

Rafael Braga é vítima de seletividade racial e estrutural do sistema de Justiça

Prática de forjar provas é corrente nas polícias, diz...

para lembrar

Outro Olhar mostra soluções para vencer o racismo

  Para combater a discriminação, esta...

Professora do Rio é afastada por racismo contra aluno

Professora da rede municipal de São Gonçalo, no Rio...

SOS Racismo satisfeita com condenação de Mário Machado

A associação SOS Racismo congratulou-se hoje com a condenação...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=