Autor de atentado era ‘neonazista frustrado que liderava banda racista’

Um homem de 40 anos que pertenceu ao Exército e está ligado a grupos que pregam a supremacia branca foi identificado ontem pela polícia americana como o atirador que matou seis pessoas em um templo sikh nas cercanias de Milwaukee, Estado de Wisconsin, anteontem.

Wade Michael Page, que passou seis anos no Exército dos EUA até 1998 trabalhando com contrapropaganda e tocava em bandas com nomes como End Apathy (“acabe com a apatia”) e Definite Hate (“ódio definido”), foi morto em tiroteio com a polícia no local do ataque. A motivação é desconhecida.

As vítimas foram cinco fiéis –quatro homens e uma mulher com idades de 39 a 84 anos– e o líder do templo, Satwant Kaleka, 65. Um policial e mais duas pessoas ficaram feridos.

O Centro Legal Southern Poverty (pobreza sulista), que estuda extremismo, diz ter identificado Page em 2000, quando ele tentara comprar artigos de propaganda supremacista.

“Wade Michael Page era um neonazista frustrado que liderava uma banda racista”, acusa a diretora, Heidi Beirich, no site do centro.

Em sua página no MySpace, atualizada em fevereiro, a End Apathy cita Page como líder. As músicas, com nomes como “Autodestruição”, “Idiotas Úteis” e “Submissão”, beiram o ininteligível.

A banda era ligada ao selo Label 56, também acusado de promover o racismo. Na página, há cartazes de shows com outras bandas e símbolos como a forca, usada em assassinatos de negros nos EUA no passado.

Na tarde de ontem, a gravadora tirou do ar seu material sobre a banda e postou um comunicado em que se solidariza com as famílias das vítimas e alerta seus fãs: “Não vejam o que Wade fez como algo respeitável nem pensem que somos todos assim”.

Em entrevista removida, Page diz ter criado a End Apathy em 2005 para “descobrir o que é preciso para alcançar resultados positivos e o que nos segura”. “É preciso disciplina para seguir firme na nossa sociedade doente.”

Page cresceu no Colorado –Estado que em julho foi palco de uma chacina em um cinema– e se mudou para Oak Creek, subúrbio de Milwaukee, no ano passado.

O “New York Times” ouviu a madrasta de Page, Laura, que se declarou chocada. “Não imagino o que o levou a fazer isso”, disse, relatando que que Page perdeu a mãe aos 13 anos e por isso viveu com a avó.

O presidente Barack Obama, candidato à reeleição, declarou estar “profundamente entristecido” e prometeu apoio à investigação. (LC)

 

 

Fonte: 

+ sobre o tema

Andreas Richthofen, Loemy e por que só nos comovemos com o crack uma vez ao ano

Para entender a comoção causada pela internação forçada e...

Impunidade: ONU vai denunciar Brasil por não punir policiais que matam ‘regularmente’

A Organização das Nações Unidas (ONU) denunciará nesta terça-feira (8) a impunidade...

Procuradora é indiciada por tortura qualificada e racismo

Por: Aluizio Freire As penas são de dois a oito...

Quem são os novos cotistas “negros” da UFES?

O COLETIVO NEGRADA – Organização de Estudantes Negros da...

para lembrar

Estrangeiros, portugueses e organizações protestam contra a xenofobia na Europa

Fonte: Radioagência NP Uma manifestação contra as políticas de imigração...

Pedreiro chora após ser constrangido no estacionamento do Riomar Shopping

O pedreiro Edilson dos Santos, 40 anos, foi constrangido...

Jovem é preso após pedir ajuda de PMs na avenida Nove de Julho

Vítima contraria delegada e alega não ter reconhecido na...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=