Bahia e Rio de Janeiro realizam seminários sobre promoção da igualdade no contexto dos grandes eventos esportivos

Debates acontecem segunda, 03/10, em Salvador, e terça-feira, 04/10, no Rio de Janeiro, às 9h, com participação da ex-prefeita de Atlanta, Shirley Franklin. O estado norte-americano tornou-se referência para o tema, por adotar medidas pela inclusão da população negra nos empreendimentos gerados pelas Olimpíadas de 1996

Os estados da Bahia e do Rio de Janeiro realizam segunda e terça-feira (03 e 04 de outubro), os seminários Promoção da Igualdade Racial no Contexto dos Grandes Eventos. Focados na Copa do Mundo e nas Olimpíadas – eventos esportivos que o Brasil sediará em 2014 e 2016 – os debates têm o objetivo de apontar estratégias – a serem aplicadas por órgãos públicos e privados, e pela sociedade civil na concepção e estruturação dos jogos – que priorizem o enfrentamento ao racismo e as desigualdades raciais.

Numa solenidade antes do seminário, os estados da Bahia e do Rio de Janeiro assinam um protocolo de intenções com a União, através da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), visando a implementação de ações conjuntas que assegurem a inclusão da população negra nas atividades decorrentes dos grandes eventos esportivos mundiais.

A grande expectativa do seminário gira em torno da participação da ex-prefeita de Atlanta, Shirley Franklin, cujo mandato tem como destaque as Olimpíadas de 1996. O estado norte-americano tornou-se referência para o tema, por ter adotado diversas medidas pela inclusão da população negra nos empreendimentos gerados pelo evento esportivo, oficialmente Jogos da XXVI Olimpíada e que marcaram os 100 anos dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. A ideia é compartilhar com gestores brasileiros a experiência exitosa de Atlanta, quando foram adotadas medidas para inclusão da população afro-americana sob a coordenação de lideranças negras.

“Trata-se de encarar esses eventos como possibilidades concretas para a promoção da igualdade racial, uma vez que os negros e negras constituem a maioria da população do Brasil”, declara a secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Anhamona de Brito. Para a gestora, a iniciativa se justifica também por ser este o contingente de pessoas no país que se encontra em situação de pobreza e de pobreza extrema.

“Nesse sentido, é fundamental discutir e implementar medidas que visem à formação profissional, à capacitação e à geração de emprego e renda desses segmentos da população, tendo em vista as oportunidades abertas pela realização da Copa 2014 e das Olimpíadas – Rio 2016”, completou Anhamona de Brito.

Os seminários contam com as parcerias do Ministério do Esporte, dos governos da Bahia e do Rio de Janeiro, e do Consulado Geral Norte-Americano no Rio de Janeiro, em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado do Rio. As atividades integram o Plano de Ação Conjunto entre o Governo Brasileiro e o Governo dos Estados Unidos da América para a Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e a Promoção da Igualdade. Através da iniciativa, os dois países buscam colaboração contínua pela eliminação do racismo e a promoção da igualdade racial. A Seppir, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Departamento de Estado (EUA) coordenam esta cooperação.

SERVIÇO

O que – Seminários sobre Promoção da Igualdade Racial no Contexto dos Grandes Eventos

Onde – Bahia e Rio de Janeiro

Quando – segunda, 03/10/2011 Bahia / terça-feira, 04/10/2011 (Rio de Janeiro)

Hora – 9h

Fonte: Seppir

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

Começa convocação de estudantes em lista de espera do Sisu

Os candidatos selecionados pela lista de espera do Sistema...

para lembrar

Inscrições para o Sisu terminam nesta quinta-feira

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino...

Dorival Filho: Saí do lixão e hoje sou doutorando graças ao Bolsa Família

A história do mestre em linguística Dorival Filho, ex-catador...

Educação e juventude negra: os gargalos a serem enfrentados em 2015

O percentual de jovens entre 18 e 24 anos...
spot_imgspot_img

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá um importante passo rumo à ampliação da  diversidade em seu quadro de servidores(as). A Procuradoria-Geral...
-+=