Blogueira fitness com 9 anos?

Não se fala em outro assunto nos grupos de mães no Facebook hoje. Já vi a notícia em vários portais também. No trabalho, na porta da escola das minhas filhas… a discussão é a blogueira fitness de apenas 9 anos! Sim, você leu certo! A menina em questão tem 9 anos, quase 15 mil seguidores e mostra nas redes sociais toda sua rotina na academia. Para segui-la é necessário solicitar autorização, já que a conta do Instagram em questão é privado (@annaclaramansur_fitness). Há no perfil dela ainda a possibilidade de entrar em contato através do email (que tipo de contato seria esse? Publicitário, talvez?)

Por Patrícia Maldonado no Mãe de Salto Alto

Filha de um personal trainner, a menina de Goiânia tem mais de 100 publicações em que fala de exercícios, alimentação e vida saudável. E é esse o motivo de tanto barulho. Nas redes sociais muita gente questiona a exposição a que está sendo submetida a menina e o fato dela estar treinando muito mais do que o apropriado para sua idade (e os malefícios que esse exagero causaria).

Diante de tanta polêmica a mãe se defendeu (via redes sociais – da filha), dizendo que ela é saudável e que os exercícios são específicos para a idade e supervisionados pelo pai, que tem 13 anos de experiência na área. Disse ainda que a filha treina duas vezes por semana por livre e espontânea vontade e que tem uma rotina normal como qualquer criança.

Vamos por partes. Primeiro, é claro que uma criança que vive em academia com os pais pode sim se interessar pelos treinos. Mas para colocar uma criança de nove anos para levantar pesos, fazer agachamentos e correr na esteira é preciso mais do que conhecimento de um profissional de educação física. É necessária a autorização do pediatra! Será que esses movimentos não podem atrapalhar o crescimento dela ou sobrecarregar a coluna, por exemplo?

Nem vou falar aqui sobre a exposição a que a menina está sendo submetida, isso é entre os pais e ela. Não vou falar sobre a parte comercial, há muitas crianças que fazem publicidade nessa idade, por exemplo (não sejamos hipócritas). Mas questiono sim a questão da saúde e da profissionalização da criança. Na minha opinião, os pequenos tem sim que se mexer, fazer exercícios, mas acho que, nessa idade, tem que ser tudo meio na brincadeira. Nada muito sério. Nada que os faça servir de exemplo. É responsabilidade demais. É peso demais.

Leia Também:

Spa para meninas a partir de cinco anos gera polêmica na Espanha

Sutiã com bojo, adultização da infância e por que nada muda

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

O desespero que leva à esperança

Wolfgang Streeck alertou: depois da crise de 2008, o...

É a educação, ministro! por Muniz Sodré

Por Muniz Sodré* Greve de professor é mesmo greve?...

Após intervenção na Luz, cracolândias de bairros de classe média crescem

Após a intervenção no bairro da Luz, minicracolândias de...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=