Brancos e Negros fazem jogo contra o racismo e pela solidariedade

 

Umuarama – A exemplos de celebridades do mundo da bola, que todo o final de ano se unem em jogo amistoso pela solidariedade, um grupo de amigos de Umuarama decidiu arregaçar as mangas, digo colocar as chuteiras, por duas nobres causas; lutar contra o racismo e arrecadar alimentos para o Lar do Idoso. 
O jogo Negros X Branco; ‘racismo aqui não’, como é chamado, acontece hoje, às 16h, no estádio municipal Lúcio Pepino. Em campo, duas equipes formadas por jogadores amadores, profissionais, ex-atleas e trabalhadores dos mais diversos segmentos. 
“A rivalidade fica só dentro de campo, pois apesar de sermos amigos, ninguém quer perder. São várias gerações de amantes do esporte. Todos com uma história de superação ligada à família e ao futebol”, comentou Rômulo Borges, um dos organizadores do evento.
Borges conta que o Jogo dos Amigos – como ele gosta de anunciar -, está em sua 4ª edição e começou por sua iniciativa, juntamente com o seus companheiros Rodrigo Primo e Márcio Roxo. “Nosso objetivo é reunir as famílias e chamar a sociedade à lutar contra o preconceito existente entre as diversas etnias, principalmente entre brancos e negros”, justificou.
O idealizador da festa explica que, para o jogo a entrada é livre, mas pede que os envolvidos, convidado e público de uma forma geral, colaborem com a doação de um quilo de alimento para ser revertido ao Lar São Vicente de Paula.
Depois disso, ao término da partida, o placar é o que menos interessa, pois em jogo como este, o resultado é sempre goleada sobre a discriminação e o abandono dos menos favorecidos. 
 

PATROCINADORES

O 4º Jogo dos Amigos; ‘racismo aqui não’ ocorre com o patrocínio da Ideal Veículos, Emerson Uniformes, Vereador Fernando Galmassi, Casa da Madeira, Clínica Veterinária Santa Clara, Retífica de Cabeçotes União, Arcotintas Amarildo Veneno, Sorvetes Guri, Matrix Laboratório de Cartuchos, Flávio Buiú, Savioli Martelinho de Ouro, Sport Santa Cruz, Metalúrgica do Basílio, Cabana Chopp e Petiscaria, Alimentos Zaeli, Secretaria Municipal de Esportes, Distribuidora de Carnes Bela Vista,  Hidronoroeste Construções Civis, Ismael Garapeira Primavera.

 

 

Fonte: Ilustrado

+ sobre o tema

Estratégias do Racismo e Ações Afirmativas: um embate necessário

RESUMO : O presente texto busca discutir o tema...

Nosso amor preto sobreviveu aos navios negreiros: invoquemos!

Memórias de agruras regem as poucas páginas destinadas a...

Sobre de-humanidade e os usos do sofrimento negro

Gustavo Melo Cerqueira Há pouco mais de um ano estava...

Racismo no Volei – Ramirez e Herrera são vítimas de racismo em SC

Não foi apenas o oposto Wallace, do Sada Cruzeiro,...

para lembrar

Resultados da pesquisa Sergio Ricardo denuncia violência de PMs no Vidigal

O músico, pintor e cineasta Sergio Ricardo, 83, morador...

Ator Jonathan Azevedo é alvo de racismo: “Tenho até medo se ver em lugar público”

Ator Jonathan Azevedo é alvo de racismo. Postagem discriminatória...

O historiador Leandro Karnal aponta as características do racismo no Brasil

  no TELEVIDEOTECA.NET "A Constituição de 1988 deu para o racismo brasileiro...
spot_imgspot_img

Não é sobre o Oscar, nem sobre uma corrida de 15km com ótimo pace

Passamos pela premiação do Oscar sem nenhuma menção direta aos incêndios de Los Angeles. Acho que, em momentos difíceis, o público valoriza o escapismo...

Miopia econômica

O avanço da onda antidiversidade e anti-inclusão (coisa que vem sendo especialmente estimulada pelos EUA) começou a surtir efeitos negativos de grande impacto no...

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...
-+=