Câmara pode votar Plano Nacional de Educação em setembro

Os líderes de partidos na Câmara dos Deputados fizeram um acordo nesta terça-feira para que o Plano Nacional de Educação seja tema de comissão geral no dia 18 de setembro e discutido no dia 19 de setembro pelo Plenário, que precisa analisar um recurso sobre a tramitação do projeto. A proposta, aprovada por uma comissão especial em junho, destina 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País ao setor. O projeto foi aprovado em caráter terminativo pela comissão, mas um recurso foi apresentado para levar o tema para o Plenário.

Divulgação/PNE

“Conseguimos marcar uma data. Neste dia, o Plenário vai dizer se quer que o projeto seja votado pelo Plenário ou se seguirá para o Senado. Não há acordo de mérito”, disse o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Bruno Araújo (PE).

A fixação de 10% do PIB para a educação é o ponto mais controverso do PNE e poderá ser alterado no Plenário com a nova votação. A proposta original do Executivo previa o aumento do investimento em educação dos atuais 5% para 7% do PIB em até dez anos. O índice foi sendo ampliado gradualmente pelo relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), que chegou a sugerir a aplicação de 8% do PIB ao setor.

Desde o início de agosto, a oposição conseguiu barrar as votações das medidas provisórias para pressionar pela liberação de emendas dos parlamentares de oposição. Um acordo feito com o governo garantia a liberação de R$ 3 milhões de emendas dos oposicionistas.

Segundo Araújo, o acordo ainda não foi cumprido, mas a oposição acabou cedendo em troca da votação do PNE. “O governo não cumpriu o acordo, mas conseguimos algo importante para o país”, disse.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Capoeira se torna disciplina pedagógica nas escolas de Belo Horizonte

A capoeira vai ser parte do currículo das escolas...

PUC recebe inscrições para mais de 40 formações gratuitas, 100% online, com certificado

A Pontifícia Universidade Católica – PUC, do Rio Grande...

Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor na promoção da equidade

O seminário "Educação Antirracista: o papel do Estado e...

para lembrar

Governo de SP lança portal que aproxima recursos digitais de professores do País

Plataforma "Currículo+" disponibiliza mais de 1.300 objetos de aprendizagem...

Temática afro-brasileira terá publicação de obras didáticas para o Ensino fundamental

por: Ionice Lorenzoni   Estarão prontas este ano...

A inclusão não termina com o ingresso, diz socióloga da USP

Embora atrasada em relação às outras universidades, a USP...
spot_imgspot_img

Escola quilombola recria jogo de xadrez com personagens históricos para valorizar a ancestralidade

Nasci, cresci e moro na Comunidade Quilombola Canabrava, no município de Flores de Goiás (GO). Por aqui, vivem cerca de 450 pessoas. Goiânia, capital...

Capoeira se torna disciplina pedagógica nas escolas de Belo Horizonte

A capoeira vai ser parte do currículo das escolas municipais de Belo Horizonte. Em 23 de setembro, foi sancionada a Lei Municipal 11.750/2024, de...

PUC recebe inscrições para mais de 40 formações gratuitas, 100% online, com certificado

A Pontifícia Universidade Católica – PUC, do Rio Grande do Sul, está recebendo inscrições para mais de 40 formações gratuitas, 100% online, com certificado....
-+=