Camisa Vermelha e Branca desfila contra o preconceito

Por: Camila Galvez

A Camisa Vermelha e Branca, há quase 35 anos no Carnaval de São Bernardo, promete fazer bonito no retorno ao Grupo 1. Mesmo que a volta tenha sido polêmica (leia mais ao lado).

Para marcar a subida à elite do Carnaval, nada melhor que trazer a fênix na comissão de frente. A ave que renasce das cinzas é como a escola: está pronta para enfrentar desafios. “É assim que a Camisa chega para o Carnaval deste ano: com garra e vontade para tomar de novo o lugar de onde nunca deveria ter saído”, garantiu a coordenadora do barracão no Jardim do Lago, Claudiane dos Santos, 29 anos.

A escola levará para a avenida o tema do preconceito. A segunda coordenadora do barracão, Tatiane da Silva, 22, explicou que a ideia não é falar apenas da questão racial. “Existem diversos tipos de preconceito: contra o imigrante, o nordestino, a opção sexual, a religião. Queremos mostrar a luta pela igualdade”, ressaltou.

A escola desfila com 12 alas e três carros alegóricos. Serão cerca de 300 componentes na avenida, mais a bateria com 70 ritmistas.

Além do preconceito, a agremiação abordará temas como a luta do bem contra o mal, o espelho como verdadeira identidade do indivíduo e a educação para preservação da natureza, simbolizada pela ala das crianças. “Nosso grande destaque deste ano é a bateria, como sempre, mas também vamos fazer bonito na ala das baianas e na comissão de frente”, garantiu Claudiane.

EXPECTATIVA

A jovem Caroline Cardozo Rodrigues, 15, está ansiosa. A Camisa Vermelha e Branca anuncia no sábado os nomes das meninas que vão ter a honra de desfilar à frente da bateria da escola. Caroline quer a faixa de musa. “Acho que tenho chance de conseguir, pois sambo bem sem descer do salto”, afirmou. Ela desfila pela escola desde os 3 anos. “Minha mãe também desfilou quando eu ainda estava na barriga dela”, disse.

Com samba no pé e uma fezinha no barracão, porque nunca é demais apelar para o divino, a Camisa promete retornar com tudo neste ano. “Vamos fazer o Carnaval bonito que a tradição da escola pede”, prometeu Tatiane

 

Agremiação volta à elite após erro de digitação no regulamento

A Camisa Vermelha e Branca voltou à elite do Carnaval, apesar de ter ficado com o segundo lugar do Grupo 2 em 2010. A escola se beneficiou de um suposto erro de digitação no regulamento, que dizia que as duas primeiras colocadas subiriam, quando o normal seria que apenas a campeã ganhasse a vaga.

A União Cultural das Escolas de Samba de São Bernardo reconheceu o problema e disse que o texto deve ser seguido à risca. O problema é que as outras escolas da cidade não ficaram nada contentes com o que chamaram de manobra da Camisa. Afirmaram não ser justo que duas escolas subam, e que podia se tratar de um jogo político.

A Secretaria de Cultura, responsável pelo regulamento, afirmou ter tomado providências para que erros não voltem a ocorrer, mas para este Carnaval, a Camisa estará no Grupo 1.

 

Fonte: Dgabc

+ sobre o tema

Corte da Bolsa Permanência é racismo institucional, afirma indígena

Estudantes indígenas e quilombolas da Universidade Federal do Pará...

Entenda a guerra que explodiu essa semana na Cidade de Deus, no Rio

Perícia aponta que helicóptero da Polícia Militar não foi...

ONU apresenta no Congresso campanha pelo fim da violência contra juventude negra

Deputados, religiosos, representantes da sociedade civil e do Sistema...

Irmã de Luana Barbosa alega racismo e homofobia, e pede ‘júri popular’ a PMs

Testemunhas foram ouvidas na 1ª audiência do caso, marcada...

para lembrar

A violência contra jovens negros no Brasil

por Paulo Ramos A cada nova divulgação dos dados...

Red Bulls paga aos adeptos para não insultarem jogadores

Major League Soccer quer limpar o futebol nos EUA...

A falácia do “racismo inverso”

Acreditar no racismo dos oprimidos para com os opressores...

UnB

Há muito havia desistido da expressão vontade política pela...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=